A instalação de cinco novos elevadores na estação da Alameda no Metropolitano de Lisboa tem início na quinta-feira e pretende melhorar a acessibilidade em toda a estação, que pertence à linha Verde e Vermelha, anunciou esta quarta-feira a transportadora.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa explicou que a intervenção, “com um investimento total de um milhão de euros”, tem início na quinta-feira e deverá estar concluída até final do ano.

De acordo com a empresa, os cinco elevadores existentes na estação Alameda têm 23 anos e a esperança média de vida desses equipamentos, com semelhantes características, “rondam os 25 anos, pelo que os mesmos se encontram em período de fim de vida“.

Estas são as imagens de três novas estações de metro na Linha Vermelha de Lisboa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Metro de Lisboa, a substituição dos cinco elevadores por equipamentos “mais modernos e resistentes” será efetuada de forma faseada para “não causar constrangimentos a quem deseja utilizar a estação”.

Os trabalhos de construção e instalação dos novos elevadores vão permitir o acesso entre a superfície e o cais a pessoas de mobilidade reduzida, designadamente de cadeira de rodas.

Desta forma, vão ser substituídos dois elevadores na estação Alameda I (linha Verde), de ligação átrio/cais/átrio, e três elevadores na estação Alameda II (linha Vermelha), sendo que um deles fará a ligação rua/átrio.

A intervenção insere-se no plano de adaptação e modernização das estações que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.

Em 31 de agosto, o Metropolitano de Lisboa anunciou um investimento de um total de 13,75 milhões de euros na modernização, acessos e substituição de equipamentos mecânicos (escadas e elevadores) nas estações, encontrando-se atualmente 11 elevadores e 26 escadas rolantes fora de serviço. De acordo com a empresa, o Metro de Lisboa dispõe em toda a sua rede de 117 elevadores, 234 escadas mecânicas e 10 tapetes rolantes.

O Metro de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).