Fechada com uma única e pequena fresta de luz a tentar apagar a escuridão que há muito se tinha instalado no quarto. Foi assim que uma mulher viveu, durante 25 anos, em Cabul, capital do Afeganistão.

Esta quinta-feira, os talibãs, que tomaram o controlo da cidade em agosto de 2021, anunciaram ter resgatado uma mulher fechada há mais de duas décadas num quarto, com apenas uma janela para o exterior.

“Esta mulher passou 25 anos da sua vida fechada num quarto pelo seu irmão”, escreveu o Ministério do Interior, numa publicação nas redes sociais, acrescentando que todas as saídas da divisão estavam bloqueadas à exceção da janela, usada para fazer chegar comida, como noticiado pela Europa Press.

Nas imagens divulgadas é possível ver a mulher num estado muito fragilizado e as condições do quarto onde habitava. Se as diversas montanhas de comida e de lixo não evidenciassem por si só o cheiro nauseabundo da divisão, o gesto dos homens presentes, a tentar tapar o nariz com os lenços, ajuda a percebê-lo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mulher foi imediatamente transportada para o hospital, com sinais de “desnutrição, anemia, problemas físicos e mentais” e ainda “problemas nos ossos e articulações”.

“Ela sente-se insegura e assustada quando vê outras pessoas”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Abdulmatin Qani, citado pelo ABC Internacional.

As autoridades indicaram que a mulher está presa desde que se separou do marido. Segundo a agência noticiosa alemã DPA, citada pelo jornal RND, o crime pode ter sido provocado por uma “disputa de heranças”. Além disso, a mulher “terá visto o irmão a fazer negócios armados antes de ter sido capturada”.

Foram detidos o irmão da vítima, suspeito de trancá-la no quarto durante 25 anos, e os seus três sobrinhos. O caso continua sob investigação.