Afinal, foi apenas um parênteses. Depois da atribuição da organização do Campeonato da Europa de 2024 à Alemanha, numa prova que se seguiu à candidatura francesa de 2016 e ao projeto comum de várias cidades para assinalar o 60.º aniversário da competição em 2020, a UEFA vai regressar ao modelo de dois ou mais países a receber a principal prova de seleções do Velho Continente nas edições de 2028 e 2032.

Assim, e depois do Europeu do próximo ano na Alemanha (que ganhou a corrida à Turquia para a edição de 2024 após ter deixado cair a intenção de receber a prova em 2020) nas cidades de Munique, Berlim – que vai receber o encontro decisivo da competição que decorre entre 14 de junho e 14 de julho –, Leipzig, Estugarda, Frankfurt, Hamburgo, Gelsenkirchen, Dusseldörf, Dortmund e Colónia, o Reino Unido e a Rep. Irlanda recebem a fase final do Campeonato da Europa de 2028, ao passo que Itália e Turquia ficam com a de 2032.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda de acordo com a UEFA, Belfast, Birmingham, Cardiff, Dublin, Glasgow, Liverpool, Londres (com dois estádios), Manchester e Newcastle são as cidades indicadas para a organização de 2028, sendo que Londres e Glasgow receberam encontros do Euro-2020 incluindo as duas meias-finais e a final em Wembley. Em relação a 2032, sabe-se que existirão dez estádios italianos e outros tantos turcos entre as possibilidades, com os recintos escolhidos (num total de dez, cinco de cada) a serem conhecidos até outubro de 2026.

De recordar que a primeira edição organizada em mais do que um país teve lugar em 2000, na Bélgica e nos Países Baixos, com Portugal a igualar o terceiro lugar que era até aí o melhor registo na prova (tal como em 1984). Depois do Europeu em território nacional, em 2004, houve a organização entre Áustria e Suíça em 2008 e entre Polónia e Ucrânia em 2012. Em 2020 (que na verdade foi 2021, devido à pandemia), e pela primeira vez, a fase final passou por vários países como Itália (Roma), Azerbaijão (Baku), Dinamarca (Copenhaga), Rússia (São Petersburgo), Roménia (Bucareste), Países Baixos (Amesterdão), Inglaterra (Londres), Escócia (Glasgow), Espanha (Sevilha), Hungria (Budapeste) e Alemanha (Munique).

A título de curiosidade, o Campeonato do Mundo só por uma vez foi organizado por mais do que um país, em 2002 (Japão e Coreia do Sul), mas as edições que se sucedem ao Qatar terão EUA, México e Canadá em 2026 e Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai (nos jogos de abertura) em 2030.