Quem gosta de deserto, recheado de locais ideais para a prática do todo-o-terreno, e tem a sorte de habitar nos EUA, o estado do Utah é o seu destino de eleição, especificamente o deserto do Moab. E se há muitos condutores que se satisfazem deliciando-se com a paisagem brutal e, por vezes, inóspita, há outros que pretendem medir forças com os obstáculos mais difíceis de transpor. E, entre estes, o Devil’s Hot Tub, que se pode traduzir por o “jacuzzi do diabo”, é um dos locais mais duros e… selectivos.
O popular jacuzzi, que a maioria dos condutores evita, até para proteger os seus veículos, deve a denominação à sua forma de banheira esculpida em rocha pela erosão de milhares de anos. Entrar no jacuzzi é fácil, mas já sair é outra conversa, como este condutor que aparece no vídeo concluiu.
O veículo que desta vez enfrentou o jacuzzi foi o robusto Jeep Gladiator na versão Rubicon, a mais apta a digerir obstáculos como este. Mas mesmo o mais “durão” dos modelos de TT não é um tanque de guerra, exigindo um certo conhecimento (e sensibilidade) de todo-o-terreno mais radical para evitar problemas e poupar o veículo. Tudo indica que a pick-up não apreciou os contínuos saltos do eixo anterior em busca de tracção, enquanto o condutor acelerava a fundo, o que levou à quebra da manga de eixo e ao retorno do Jeep ao fundo do jacuzzi.
Haverá quem conteste a escolha de pneus para este tipo de aventura, ou até mesmo do tipo de eixo escolhido, de forma a resistir a este tipo de esforço. Mas é bem provável que um curso intensivo de TT, apontado à transposição de obstáculos, se revelasse da maior utilidade. E, como para reforçar este ponto de vista, ponha os olhos neste velhinho Subaru Legacy, um automóvel familiar 4×4, mas sem ambições de fazer o trabalho de um jipe, a entrar e sair com ligeireza do Devil’s Hot Tub apoiado apenas na arte de quem vai ao volante:
Veja em baixo outras demonstrações de como a falta da experiência (ou de jeito) pode complicar a vida ao amantes do TT mais radical, no deserto de Moab: