Esta terça-feira queremos saber a sua opinião sobre o antissemitismo e a ameaça que paira sobre o Ocidente. Makhatchkala é uma cidade de que poucos teríamos ouvido falar até domingo passado, altura em que a notícia de que um avião vindo de Israel ia aterrar no seu aeroporto foi suficiente para levar uma multidão em fúria a invadir a pista enquanto gritava slogans antissemitas. Estamos a falar da capital do Daguestão, uma república de maioria islâmica que integra a Rússia. Putin já disse que a culpa era da Ucrânia, o que nem será uma novidade, mas seja como for este incidente chama a atenção para outros que se têm multiplicado na Europa e nos Estados Unidos, onde é difícil distinguir o que são críticas ao Estado de Israel do que são manifestações anti-judaicas. Tudo isto acontece na sequência de um 7 de Outubro que nos fez lembrar massacres de outros tempos, e que aos judeus recordaram os horrores do Holocausto. A pergunta que fica: Devemos ou não preocupar com um regresso do antissemitismo?

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR