Vencer a Taça da Liga na temporada passada serviu de consolo ao Manchester United. O mesmo adversário que os red devils enfrentaram na final de 2022/23 foi o mesmo que encontraram nos oitavos de final este ano. Desta vez, o Newcastle vingou-se e venceu por 0-3, em Old Trafford, afundando ainda mais a equipa de Erik ten Hag.

A derrota contra o Manchester City também por 0-3 já tinha sido vista por muitos como o ponto final do percurso do treinador neerlandês no clube. O oitavo lugar na Premier League não convence nenhum adepto e a eliminação na Taça da Liga fez cair por terra mais um objetivo. No fundo, “o Teatro dos Sonhos tornou-se no Teatro do Nada”, como escreveu Gary Neville, antigo jogador do clube, na rede social X, antigo Twitter.

Tudo em silêncio a ouvir a festa do rival no balneário: como Erik ten Hag castigou os jogadores do United após o dérbi

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sou um lutador e sei que nem sempre vamos subir. Tivemos muitos contratempos esta temporada”, disse Erik Ten Hag após a derrota com o Newcastle. “Assumo a responsabilidade. Vejo isto como um desafio. Sou um lutador e estou nesta luta. Tenho de ter certeza de que partilho a responsabilidade com os meus jogadores, que ficaremos juntos, lutaremos juntos e de que vamos obter melhores resultados”.

Frente ao Newcastle, com Diogo Dalot a titular, o Manchester United já perdia por 0-2 ao intervalo graças aos golos de Miguel Almirón e de Lewis Hall. Bruno Fernandes entrou aos 65 minutos, ainda a tempo de ver de perto o terceiro golo dos magpies marcado por Joe Willock, mas não de evitar a derrota.

Também o Arsenal foi eliminado na quarta ronda da Taça da Liga pelo West Ham.

Erik ten Hag tem a cadeira quente, sendo que os próximos encontros podem ser decisivos para a continuidade do técnico no cargo. Desde 1962 que o Manchester United não perdia dois jogos consecutivos em casa por uma diferença de três golos. Simultaneamente, a equipa que venceu o campeonato inglês 20 vezes, a última das quais em 2013, não perdia mais de oito dos 15 primeiros jogos da temporada desde 1962/63. Das derrotas que compõem o registo negativo, cinco aconteceram em Old Trafford.

Na próxima jornada da Premier League, o Manchester United visita o Fulham de Marco Silva e pretende deixar uma imagem diferente. “Só se ganha confiança quando se quer jogar. É preciso obter o resultado certo. Estar no jogo, ganhar os duelos, fazê-lo em conjunto. Não há outra forma se não mantermo-nos unidos, mas temos de ser disciplinados e responsáveis. Essa é a palavra-chave. Temos uma noite de sono e depois vamos escolher a equipa e a tática. Mais importante ainda, é a mentalidade que temos de preparar”, explicou Erik ten Hag.