A necessidade de ser competitivo faz milagres a qualquer tipo de produto, sendo que um deles é reduzir o valor pelo qual são propostos, tornando-se assim mais acessíveis, com óbvias vantagens para os consumidores. A Tesla abriu as hostilidades com o corte nos preços dos seus modelos, a que alguns outros fabricantes responderam com reduções similares e agora, a este grupo de marcas que tornaram os seus modelos mais em conta, para incrementarem as vendas, juntou-se a sul-coreana Hyundai.
O anúncio do corte dos preços é, pelo menos para já, relativo somente ao mercado norte-americano, onde a marca pretende continuar a crescer e está sob grande pressão, tanto mais que está a jogar em casa do actual líder de mercado no seu segmento, a Tesla. O modelo escolhido para demonstrar maior agressividade comercial foi o Ioniq 6, que é simultaneamente o mais recente e o maior eléctrico da marca, cujo preço foi reduzido em 4100 dólares, cerca de 3900€ (3862€ para ser mais preciso), o que equivale a cerca de 10% do valor do veículo base nos EUA.
A versão mais acessível do Ioniq 6 é a mais favorecida pela redução de preço, uma vez que a berlina eléctrica com a bateria Standard Range (RWD com 53 kWh de capacidade) é agora comercializada por valores a partir de 41.600 dólares, valor que vai baixar para cerca de 38 mil dólares. As versões mais potentes e sofisticadas, aquelas equipadas com dois motores e bateria de 77,4 kWh, usufruem de cortes menos importantes, em torno de 2500 a 3000 dólares.
A Hyundai justifica os anunciados cortes nos preços de comercialização do Ioniq 6 com a passagem para os clientes dos ganhos conseguidos na eficiência das linhas de produção. Um responsável do construtor sul-coreano foi mesmo ao ponto de explicar que, juntamente com o aperfeiçoamento das fábricas, também o efeito escala foi determinante, uma vez que quanto mais unidades produzem menor é o custo por unidade. Este benefício para o cliente, que irá ver-se reflectido nas vendas, está em linha com o que a Tesla já tinha anunciado em relação aos seus modelos.