É uma receita com alguns ingredientes que, qual pastel de nata, brilha lá fora como um produto de requinte nacional. Se o é, de facto, ou não, deixaremos o parecer para a opinião pública. Para ser uma portuguese girlie (“rapariga portuguesa”, em tradução livre), tem de se juntar umas calças coloridas a um top com que aparentemente não combinam; calçar sabrinas, ugly shoes ou ténis; acrescentar um casaco com personalidade, flores no cabelo, um colar, uma carteira colorida e óculos de sol.
“É o look final e estou pronta para sair”, remata Vicky Montanari, autora do vídeo que atraiu quase 6 milhões de curiosos no TikTok e acabou por lançar a nova trend. Na descrição, explica que se inspirou nos tutoriais que ensinam a vestir como uma “rapariga de Copenhaga” e conta que, apesar de não ser portuguesa, vive em Portugal há 6 anos e foi por cá que encontrou o seu estilo. Refere-se ao estilo como portuguese girlie, mas o hashtag que se tornou popular é #portuguesegirl.
@vicmontanari Inspired by how to dress like a CPH girlie here we have the portuguese girlie version hahaha ???? disclaimer ive lived here for the past 6 yrs but not really from here ???????? found my style here tho! ???? hope u like it!!! #portuguesegirls
A estética enche o olho de cores vivas e padrões alegres, num corte radical com os beges e tons neutros do também popular Copencore (termo cunhado pela Vogue escandinava), nascido e criado em Copenhaga, mas replicado em todo o mundo. Se o estilo escandinavo foi popularizado por influencers como Pernille Teisbaek ou Josephine Haaning Jensen, o primo português chega pelas mãos de um grupo restrito de portuguesas, encabeçado por Caetana Botelho Afonso, Inês Isaías, Rita Montezuma e Mafalda Patrício.
Com a voz off de Vicky Montanari, o TikTok apresenta 580 vídeos de criadoras de conteúdos nacionais e internacionais, muitas delas espanholas, a replicar a tendência. “Como é óbvio, tínhamos que aderir à trend da ‘portuguese girl aesthetic'”, escreve a Mega Hits num vídeo protagonizado pela animadora Francisca Cabral (também conhecida como Maria Morango). “Passou no teste, Vicky?”
@megahitstiktok Como é óbvio, tínhamos que aderir à trend da “portuguese girl aesthetic” ???????????? Será que a @Maria Morango ???? passou no teste? Ib: @vicky #portuguesegirl #portuguesegirlaesthetic
A par de todo o sucesso, vieram as críticas. No vídeo de Vicky (e nas várias inspirações que se seguiram), acumulam-se comentários que acusam o estilo de não representar, de facto, como se vestem as mulheres portuguesas. Entre eles, lê-se:
- “Nunca vi ninguém a usar isto, mas está bem.”
- “Hoje descobri que não sou portuguesa.”
- “O meu Portugal é diferente do dela.”
Alinhada com a discórdia (embora sem tecer críticas), a influencer Carolina Gomes de Menezes publicou o vídeo: “Como vestir-se como uma verdadeira rapariga portuguesa”, onde descreve: “Gostamos de conjuntos muito básicos e neutros, por isso comecem com um par de jeans ou de calças de fato. Depois, escolham algo que combina, de facto, com a parte de baixo. Para o calçado, um par de ténis ou de sapatos rasos, porque a calçada portuguesa é horrível para andar.” No fim, junta-lhes um blazer básico e acessórios discretos. “Tinha de fazer este vídeo”, explica. “Apesar de os looks coloridos com padrões divergentes serem super giros, não representam o estilo verdadeiro da maioria das mulheres portuguesas.”
@carolinamenezesz Tinha de fazer este vídeo ???? even though colourful, mismatched pattern outfits are SUPER cute, they are not the true style of most portuguese women! ???? #portuguesestyle #portuguesegirlie
No meio de tanto ruído, a também influencer Adri Silva ofereceu uma perspetiva mais diplomática. A 20 de outubro, comentou: “Ultimamente o meu algoritmo no TikTok é só vídeos sobre a portuguese girls aesthetic (“estética das raparigas portuguesas”, em tradução livre). Tenho visto malta altamente ofendida com isso porque dizem que não veem absolutamente ninguém com esse tipo de estética.”
“Não vejo mal nenhum nesta tendência”, continua, depois de reforçar que a tendência foi lançada por um grupo específico de meninas. “Isto é só uma tendência, como existiram tantas outras. Algumas são mais literais e vão passando por muita gente, e outras não e está tudo certo. Agora, o estilo delas é mesmo fixe e é mesmo fixe Portugal estar a ser falado, porque geralmente fala-se do Cristiano Ronaldo, dos pastéis de Belém e pouco mais.” Vicky Montanari agradece. “Sensata”, reagiu a portuguese girlie na caixa de comentários.
@adri.silva Portuguese girl aesthetic… hit or miss? ???????????? #fyp #portuguesegirl #portuguesegirlaesthetic #fashion #moda #haircare #roupa #aesthetic #fashionaesthetics