Uma cobra de azul brilhante que parece vinda de outro mundo, o espanto de gnus com um balão amarelo de ar quente, uma aldeia tipo favo de mel aninhada num campo amarelo, ou a delicadeza das urtigas do mar. Ou os buracos deixados pelos peixes num lago seco a fazer lembrar uma tela impressionista. Estas são só algumas das imagens vencedoras (pode ver todas aqui) do concurso de fotografia da Organização Não Governamental (ONG) TheNatureConservancy que, como o nome indica em inglês, distingue as fotografias da natureza e da proteção das espécies.
Com um número recorde de inscrições (189 mil) de mais de 80 mil fotógrafos, o júri não teve uma tarefa fácil antes de decidir dar o grande prémio a Tibor Litauski. O fotógrafo húngaro captou o momento em que uma salamandra alpina se alimentava dos ovos recentemente postos de uma rã.
“Um simples riacho que se transformou num outro mundo – uma galáxia de verdes e azuis que penetram por uma tela escura”, disse o diretor do concurso Alex Snyder sobre a imagem vencedora, citado pela CNN.
O autor não recorreu a esta linguagem poética para descrever a sua fotografia. Explicou que quis representar o “ciclo e a sensibilidade da natureza” com a imagem que registou com a sua câmara fotográfica debaixo de água, devidamente protegida, com a ajuda de uma lâmpada LED e um controlo remoto desenvolvido em casa.
“A dificuldade técnica garantiu à imagem uma boa pontuação, mas a composição geral e estética fizeram dela a vencedora.”
Este ano a competição dividiu-se em 12 categorias, mais seis que da primeira vez em que aconteceu o concurso. Um dos objetivos do evento da The Nature Conservancy é, através das imagens, consciencializar e evocar uma conexão emocional com a natureza, apoiando esforços globais da preservação de espécies e conservação do habitat natural.
Snyder lembra um exemplo desse poder: “As primeiras imagens de Yellowstone conseguiram convencer o Congresso dos EUA a estabelecê-lo [Yellowstone] como o primeiro Parque Nacional no mundo”.
“Além disso”, continua o organizador do concurso, a fotografia tem sido uma ferramenta utilizada por cientistas e investigadores para documentar e monitorizar todos os aspetos do nosso mundo natural. A fotografia mostra-nos aquilo que importa”.