O grupo espanhol Abanca anunciou quarta-feira em comunicado a compra da totalidade do EuroBic sem, contudo, divulgar o valor do negócio.
Segundo o Abanca, o EuroBic “é uma entidade rentável, sólida e solvente” e com esta compra torna-se “o oitavo maior banco em Portugal, com cerca de 18.500 milhões de euros de volume de negócio, 249 pontos de venda e mais de 300 mil clientes”.
A venda ainda está condicionada à autorização das autoridades competentes.
Na sequência da investigação jornalística “Luanda Leaks”, em 2020, foi anunciado que a empresária Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do EuroBic, uma medida para “salvaguardar a confiança na instituição”, referiu então o banco em comunicado,
Desde então o Abanca andou em negociações para comprar o banco de origem angolana mas o acordo só agora se concretizou. O comunicado não divulga o valor da compra. Em outubro, o Jornal Económico noticiou que rondaria os 300 milhões de euros.
O EuroBic (que em 2012 adquiriu parte do BPN) teve lucros de 40,3 milhões de euros em 2022.
O grupo espanhol Abanca (detido pelo milionário hispano-venezuelano Juan Carlos Escotet) teve lucros de 428,6 milhões de euros até setembro deste ano, o triplo do registado no mesmo período do ano passado.
O grupo está presente em Portugal com 70 agências (em 2018 adquiriu a operação de retalho do Deutsche Bank Portugal).