“Consentimento”

Adaptação ao cinema do livro homónimo de Vanessa Springora, que recorda e expurga a sua relação, na década de 80, quando tinha 14 anos, com o escritor pedófilo Gabriel Matzneff, então quase com 50, que usou o fascínio que exercia sobre as pessoas e o seu estatuto de autor conhecido e de culto, e aproveitou a precocidade intelectual, o gosto pela literatura e a imaturidade emocional da jovem, para a seduzir e manter sob o seu domínio sentimental, psicológico e sexual. Com a anuência passiva da mãe da rapariga, e no contexto do clima de permissividade de costumes reinante na altura em França, quando um grupo de famosos escritores, artistas e pensadores chegou a fazer a defesa pública da pedofilia e pedir a a descriminalização das relações sexuais entre adultos e menores de 15 anos. Jean-Paul Rouve em Matzneff, e em especial Kim Higelin no papel de Vanessa Springora, são muito bons, embora o filme, assinado por Vanessa Filho, seja muito dúbio nas sequências de sexo e se torne, ao caminhar para o final, demasiado demonstrativo e visualmente agitado.

“Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois”

Para assinalar os 60 anos da estreia de Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata rodaram este documentário que homenageia aquele filme-chave do “cinema novo” português, que mostrou também uma Lisboa nova e em mudança, diferente daquela que aparecia até então na nossa cinematografia. Os realizadores voltam aos lugares onde Os Verdes Anos foi feito, entre prédios, terrenos baldios, lojas, cafés e interiores de casas, e seguem nos passos das personagens, para fazerem um “decalque” contemporâneo desses locais e mostrar como essa paisagem urbana, social e também humana se mantém semelhante, ou como mudou radicalmente e é hoje quase irreconhecível, indo buscar Isabel Ruth, uma das poucas pessoas associadas ao filme que ainda não morreram, como sua representante e memória viva. Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois será tanto mais apreciado quanto melhor nos lembrarmos de Os Verdes Anos, que é reposto no Cinema Ideal precisamente para a ocasião, acompanhado do documentário Paulo Rocha: Os Verdes Anos 1963/2023, de Edgar Feldman.

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“Ciclo: Yasujirō Ozu 120”

Nos 120 anos do nascimento do mestre japonês Yasujirō Ozu, que coincidem com os 60 da sua morte, vai decorrer no Nimas, em Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto, um ciclo de oito filmes do autor de obras-primas como Primavera Tardia ou Viagem a Tóquio em cópias digitais restauradas, de que se destacam dois títulos inéditos em Portugal, História de um Proprietário Rural (1947), o primeiro rodado por Ozu depois da II Guerra Mundial, e de ter estado detido durante seis meses num campo de prisioneiros de guerra inglês em Singapura; e Crepúsculo em Tóquio (1957), o seu último filme a preto e branco. No Nimas, e a acompanhar este ciclo,  será também exibido o documentário Tokyo-Ga, de Wim Wenders (1985), onde o cineasta alemão, grande admirador de Ozu, vai em busca da Tóquio que ele retratou nos seus filmes e entrevista o ator Chishû Ryû, que entrou em 52 das 54 obras do realizador, e Yûharu Atsuta, o seu diretor de fotografia. O ciclo seguirá depois para Coimbra, Braga, Setúbal e Figueira da Foz.

“May December: Segredos de um Escândalo”

O escândalo do título do novo filme de Todd Haynes foi protagonizado por Gracie (Julianne Moore), uma dona de casa de Savannah, na Georgia, casada e mãe de filhos, que seduziu Joe Yoo (Charles Melton), um rapaz coreano-americano de apenas 13 anos. Presa por violação, deixou a sua família pendurada e casou-se com o rapaz após cumprir a pena a que foi condenada, e tiveram duas filhas. Apesar das repercussões do escândalo se terem esbatido com o tempo e das pessoas em Savannah terem aceite socialmente a presença do casal, Gracie e Joe ainda hoje recebem, de vez em quando, envelopes ou pacotes contendo fezes. Surge então Elizabeth (Natalie Portman), uma ambiciosa actriz que ficou famosa graças a uma série de televisão. Ela vai interpretar Gracie num filme “indie” e esta recebe-a em casa e autoriza que a acompanhe no seu dia-a-dia. Baseado num facto real ocorrido nos anos 90, May December: Segredos de um Escândalo foi escolhido como filme da semana pelo Observador e pode ler a crítica aqui.