Um recorde, outro recorde, a tão ansiada final. O segundo dia dos Europeus de Piscina Curta, que se estão a realizar na cidade romena de Otopeni, teve Camila Rebelo como grande destaque individual da comitiva portuguesa, tornando-se a primeira nadadora a chegar a uma decisão na prova, neste caso nos 200 metros costas. Agora, na fase decisiva e perante adversárias bem mais cotadas, a ideia era “aproveitar”. E até utilizou uma curiosa expressão a esse propósito, falando de um “momento do rebuçado” antes da fazer a final.
“Quando fui nadar as eliminatórias não estava propriamente a pensar bater o recorde. Só queria fazer o melhor para ir à meia-final. Mas como fui na última série, percebi que a qualificação estava forte e tinha de dar tudo. Depois foi falar com os meus treinadores e ver quais eram os pontos que teria de melhorar. Foi o que fiz. É muito bom. Este é o meu primeiro Europeu de piscina curta mas é sempre bom nadar uma final. É uma honra figurar no top 8, agora é desfrutar dela ao máximo. Será ainda mais imprevisível, até porque quase entre todas existe só um segundo/segundo e meio de diferença. Estou a sentir-me bem. Sinto-me fixe! Como o Gonçalo e o Vítor [treinadores] disseram, é o momento do rebuçado. Trabalhei bem os últimos anos e este último macrociclo especialmente para a piscina curta. Por isso é aproveitar o que é competir com os grandes. Incluindo nós, Portugal”, comentou a nadadora do Louzan ao jornal A Bola.
Esta tarde, a decisão não acabou com direito a medalha mas nem por isso Camila Rebelo deixou de estar em destaque, terminando na quinta posição depois de ter sido a oitava e última apurada das meias com o tempo de 2,04,39, quebrando de novo o recorde pessoal e nacional que tinha feito na véspera por duas vezes, entre as eliminatórias (2.06,79) e nas meias-finais (2.05,44) trazendo o tempo de entrada de 2.07,58. Ou seja, contas feitas, a atleta que é estudante de Medicina bateu por três vezes o registo em apenas 35 horas.
A britânica Medi Harris ganhou a medalha de ouro na final dos 200 metros costas com o tempo de 2.02,45, batendo a compatriota Katie Shanahan (2.03,22) e a francesa Pauline Mahieu (2.03,90). Seguiram-se nos restantes lugares fora do pódio Margherita Panziera (Itália, 2.04,35), Camila Rebelo, Kira Toussaint (Países Baixos, 2.04,47), Emma Terebo (França, 2.04,57) e Gabriela Georgieva (Bulgária, 2.04,59).