Em atualização
Um ataque com tiros numa universidade em Praga, na República Checa, fez, pelo menos, 13 vítimas mortais (informação inicial era de 14, mas o número foi revisto esta sexta-feira em baixa pela polícia) e “dezenas” de feridos, dos quais dez graves. O atirador morreu entretanto. A polícia está a estudar a hipótese de o atirador estar ligado à morte de duas outras pessoas na semana passada, numa floresta perto de Praga.
O atirador disparou do quarto piso da Faculdade de Filosofia, revelaram as autoridades.
https://twitter.com/verepass/status/1737853294545088591
Os serviços de emergência de Praga anunciaram que há “11 feridos graves, oito moderados e cinco feridos leves”. “Todos os feridos já estão a ser transportados para os hospitais de Praga”, acrescentou. A polícia chegou a avançar que 15 pessoas morreram no ataque, mas o número viria a ser revisto para 14 numa conferência de imprensa com o ministro da Administração Interna e a polícia e esta sexta-feira de novo para 13.
Celkem jsme ošetřili 11 vážně zraněných, 8 středně závažně a 5 lehce zraněných. Všichni pacienti jsou již transportováni posádkami do pražských nemocnic. Poslední pacient opustil v sanitce místo v 16:56. Bohužel bylo na místě i 10 zemřelých osob plus útočník.
— ZZS HMP (@zzshmp) December 21, 2023
Na conferência de imprensa dada na tarde desta quinta-feira, o Presidente da Câmara Municipal, Bohuslav Svoboda, confirmou a identidade do atirador — David Kozák — e informou que este se terá suicidado, atirando-se do telhado. Esta sexta-feira, a polícia checa confirmou que o atirador se suicidou.
A polícia disse que Kozák era um estudante de História, de 24 anos, da Faculdade de Letras daquela universidade, que vivia numa aldeia a 21 quilómetros de Praga, explica o The Telegraph. Além disso, confirmou que o corpo do seu pai foi encontrado na manhã de quinta-feira e que o ataque “violento” foi “premeditado”.
O ministro da Administração Interna do país e a polícia, numa conferência de imprensa citada pela BBC, avançaram que as autoridades estão a investigar a hipótese de o atirador ser o responsável pela morte de duas pessoas, incuindo um bebé, na semana passada, na floresta de Klanovicky, em Praga. As autoridades acreditam que o atirador, que não tem antecedentes criminais, escolheu as vítimas ao acaso.
???????????????? Shooting in centre of Prague!!!
????????????❗️ — Mass Shooting with multiple fatalities at Charles University's Faculty of Arts in Prague!There are reports of multiple dead and wounded peoplehttps://t.co/umN4hrlBJu#prague #shooting #charlesuniversity #czechia #dead pic.twitter.com/COI3QHb59y
— John Spectator (@johnspectator) December 21, 2023
https://twitter.com/PolicieCZ/status/1737844826392158373
A Faculdade de Artes da Universidade de Charles enviou um e-mail aos funcionários a dizer que o atirador estava num dos edifícios e pediu para “ficarem quietos”. “Não vão a lado nenhum. Se estiverem nos gabinetes, tranquem-nos e coloquem móveis em frente à porta. Desliguem as luzes”, pode ler-se no comunicado, citado pela Reuters.
Entretanto, a polícia checa adiantou que os alunos já foram retirados dos edifícios da universidade.
Celou budovu jsme již evakuovali a v současné chvíli zde probíhá pyrotechnická prohlídka.
— Policie ČR (@PolicieCZ) December 21, 2023
Stále probíhá evakuace budovy, jelikož se někteří studenti před střelcem uzamkli v místnostech. pic.twitter.com/Puw5it55h7
— Policie ČR (@PolicieCZ) December 21, 2023
VIDEO: Evakuace studentů z budovy Filozofické fakulty Univerzity Karlovy v centru Prahy ???? pic.twitter.com/4AEhi1xhOb
— ČT24 (@CT24zive) December 21, 2023
O primeiro-ministro da República Checa, Petr Fiala, cancelou a agenda, “devido aos trágicos acontecimentos ocorridos na Faculdade de Filosofia”. “Cancelei o meu programa de trabalho em Olomouc e vou regressar a Praga. Estou em contacto com o ministro da Administração Interna e com a polícia checa. Peço a todos os cidadãos que respeitem as recomendações dos serviços de emergência”, disse, numa publicação no X.
Vzhledem k tragickým událostem na pražské filozofické fakultě jsem zrušil pracovní program na Olomoucku a jedu zpět do Prahy. Jsem v kontaktu s ministrem vnitra a PČR. Prosím všechny občany, aby respektovali doporučení složek IZS.
— Petr Fiala (@P_Fiala) December 21, 2023
O Presidente da República Checa, Petr Pavel, disse também estar “chocado com os acontecimentos” e expressou o “profundo pesar e sinceras condolências às famílias das vítimas”.
Jsem šokován událostmi na Filozofické fakultě Univerzity Karlovy. Chtěl bych vyjádřit hlubokou lítost a upřímnou soustrast rodinám a příbuzným obětí, které si střelba vyžádala. Chci poděkovat občanům, že respektují pokyny bezpečnostních složek a poskytují maximální součinnost.
— Petr Pavel (@prezidentpavel) December 21, 2023
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jan Lipavský, disse estar “chocado com o terrível acontecimento”. “As minhas condolências às famílias das vítimas. Penso nos feridos, nos seus entes queridos, nos estudantes afetados por este ato terrível”, escreveu, no X.
Jsem v šoku z hrůzné události na Filozofické fakultě Univerzity Karlovy. Upřímnou soustrast rodinám obětí. Myslím na zraněné, jejich blízké, na studenty a na všechny, kterých se tento otřesný čin dotkl.
— Jan Lipavský (@JanLipavsky) December 21, 2023
O ministro da Administração Interna, Vít Rakusan, já descartou a hipótese de “segundo atirador”, tendo aproveitado para “tranquilizar a população”, dizendo que já não “há perigo”.
Jsem na místě, policie tady velmi profesionálně zasahuje. Chci uklidnit veřejnost, že další nebezpečí teď nehrozí, druhý střelec nebyl potvrzen. Přesto chci vyzvat občany, kteří se pohybují v centru Prahy, aby přesně respektovali pokyny Policie na místě, aby respektovali veškeré… https://t.co/Bvrt84B0eB
— Vít Rakušan (@Vit_Rakusan) December 21, 2023
O Papa Francisco também já manifestou a sua “profunda tristeza” pelo ataque, através de um telegrama de condolências, no qual transmitiu a sua “proximidade espiritual” às vítimas.
“Profundamente entristecido ao saber da perda de vidas e dos feridos causados pelo tiroteio na Universidade Charles, em Praga, Sua Santidade o Papa Francisco expressa a sua proximidade espiritual a todos os afetados por esta tragédia”, lê-se no telegrama enviado em nome do Papa pelo seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.
Na mensagem, o Papa garantiu ainda à República Checa que irá dirigir ao país as suas “orações nestes tempos difíceis”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também lamentou o ataque e enviou condolências às famílias.
“Estou chocada com a violência sem sentido do tiroteio que custou várias vidas em Praga. Expresso as minhas mais profundas condolências às famílias das vítimas e ao povo checo no geral”, escreveu no X, antigo Twitter.
Shocked by the senseless violence of the shooting that claimed several lives today in Prague.
I express my deepest condolences to the families of the victims and to the Czech people as a whole.
We stand and mourn with you.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 21, 2023
WOW! Students hiding on the ledge of a building during mass shooting at Charles University in Prague#prague #charlesuniversity pic.twitter.com/ozZD5LPNTd
— Bobby Ellison (@BobbyEllisonKY) December 21, 2023
Currently stuck inside my classroom in Prague. Shooter is dead, but we are waiting to be evacuated. Praying to make it out alive.
Locked the door before the shooter tried to open it. Fucking hell. pic.twitter.com/wYyhOe5U6p
— Jakob Weizman (@jakobweizman) December 21, 2023
Gunshots can be heard in the corridor as students take refuge in classrooms. At least 11 dead, including gunman, and 24 injured in #Prague #CharlesUniversity.#Praga #Czech #CzechRepublic pic.twitter.com/M5x4ms5eUw
— Faheem (@stoppression) December 21, 2023
(Notícia atualizada no dia 22 de dezembro às 13h02 com o novo balanço do número de vítimas mortais)