A mais recente versão do BMW M2 é um desportivo com raça e talhado para quem gosta de se divertir ao volante. É relativamente compacto, com 4,58 m de comprimento, o que lhe permite ser relativamente leve (1800 kg) e possui um chassi pensado para ser eficaz. Para motorizar este cocktail, que tem exclusivamente tracção traseira, nada melhor do que um emblemático motor 3.0 sobrealimentado com seis cilindros em linha, o que transforma este coupé de três volumes e duas portas num sucessor do M3 E36 fabricado entre 1992 e 1999. Só que mercê de um turbocompressor, o motor fornece agora 460 cv e 550 Nm de binário, em vez dos 286 cv do M3 de há 30 anos.

Face a este potencial enquanto desportivo, não é tarefa fácil o Kia EV6 bater-se de igual para igual com o coupé alemão. Para começar o EV6 é maior (4,695 m) e mais pesado (2200 kg), fruto de possuir um habitáculo e mala mais generosos, situação inerente ao seu estatuto de berlina familiar, para mais com orientação crossover, ou seja, sem medo de incursões ocasionais por estradas de terra.

Mas o topo de gama do EV6 escolhido para este confronto não é um eléctrico qualquer, uma vez que o GT monta dois motores eléctricos, um por eixo para assegurar tracção integral, que somam 585 cv, mais 125 cv do que o seu rival, o que o carro alemão compensa ao ser 400 kg mais leve, uma vez que o Kia pesa 2200 kg, em parte devido à bateria com uma capacidade de 77,4 kWh, contra um depósito de 52 litros no M2.

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O frente-a-frente entre o M2 e o EV6 GT foi montado pela Edmund, uma empresa especializada na indústria automóvel, e consistiu no que os organizadores denominam “U Drag”, ou seja, um arranque até aos 402 metros (1/4 de milha), uma travagem forte, duas curvas apertadas e nova aceleração de 402 metros. E a disputa prometia ser equilibrada, pois o BMW deveria ter vantagem na travagem e nas curvas, por ser mais leve, enquanto o Kia deveria ser mais célere das acelerações, uma vez que o EV6 GT necessita de 3,5 segundos para chegar aos 100 km/h, ao passo que o M2 alcança essa fasquia 0,6 segundos depois.

A velocidade máxima favorece igualmente o EV6 GT (260 km/h contra 250 km/h do M2) e a autonomia beneficia o BMW, apesar de menos do que se poderá pensar, uma vez que os 52 litros do M2 não deverão permitir percorrer 500 km, contra os anunciados 424 km do Kia. O tempo para “abastecer” é igualmente inferior no M2, embora o Kia reivindique 18 minutos para ir de 0% a 80% da carga da bateria, se alimentada a 240 kW. Veja abaixo o resultado do confronto: