O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 18h00 desta sexta-feira, as 10 horas no hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e era de quase 6 horas no Santa Maria, em Lisboa.

De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, consultados pela agência Lusa, 27 doentes com pulseira amarela (urgente) encontravam-se, às 18h00 desta sexta-feira, no serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), com um tempo médio de espera de 10 horas e 9 minutos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos.

Nesta unidade, três pessoas com pulseira laranja, ou seja, doentes muito urgentes (tempo recomendado de 10 minutos) aguardavam com um tempo de espera de 3 horas e 23 minutos.

No serviço de urgência geral do hospital de Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera era de 5 horas e 54 minutos, estando 23 pessoas com pulseira amarela.

Também aí o tempo de espera para os utentes com pulseira laranja ultrapassava as 3 horas, à semelhança do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, onde outras 53 pessoas aguardavam com pulseira amarela, com um tempo de espera de 4 horas e 23 minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espera para doentes urgentes rondava as 14 horas no hospital de Loures

Na urgência do hospital São José, estavam 18 pessoas com pulseira amarela, com um tempo de espera de 3 horas e 43 minutos, enquanto no São Francisco Xavier o tempo médio de espera era de 1 hora e 9 minutos, estando seis pessoas com pulseira amarela no serviço de urgência.

No hospital Garcia de Orta, o tempo de espera era de uma hora e 37 minutos (18 pessoas).

Já no hospital pediátrico D. Estefânia o tempo de espera era de 45 minutos, encontrando-se oito pessoas a aguardar no serviço de urgência.

Na região do Porto os tempos de espera eram substancialmente inferiores e a mais demorada registava-se no São João, onde 48 pessoas aguardavam, em média, 2 horas e 20 minutos.

No Santo António, o tempo de espera era de 1 hora e 23 minutos (14 pessoas).

No hospital Eduardo Santos Silva, Vila Nova de Gaia, estavam à espera na urgência polivalente nove pessoas com pulseira amarela, com tempo de espera de 1 hora e 22 minutos, enquanto no Pedro Hispano, em Matosinhos, o tempo de espera para doentes urgentes era 2 horas e 41 minutos (cinco pessoas).

Os dados apresentados no Portal do Serviço Nacional de Saúde referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado ilustra as pessoas que se encontram atualmente a aguardar atendimento, após triagem.

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).