O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o aviso amarelo, devido à previsão de chuva forte, para as ilhas do grupo Oriental dos Açores e colocou o grupo Central igualmente sob o mesmo aviso até sábado.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicou que o aviso para as ilhas de São Miguel e de Santa Maria é válido entre as 8h58 locais (mais uma em Lisboa) e as 0h00 de sexta-feira, devido à previsão de “precipitação por vezes forte”.
Aviso amarelo para o grupo Oriental dos Açores devido à chuva
Já para as cinco ilhas que compõem o grupo Central – Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico — o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso amarelo que irá vigorar entre as 3h00 de sexta-feira e as 0h00 de sábado, igualmente por “precipitação por vezes forte”.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Algumas ações de campanha para as eleições legislativas regionais de 4 de fevereiro já foram canceladas devido ao estado do tempo nos Açores.