790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Castro Seixas

Convidado

Artigos publicados

Ensino Superior

A cebola portuguesa

Quando invocamos o futuro e a imaginação e os podemos partilhar em liberdade é que se dá a verdadeira explosão de conhecimento.
Sociedade

Megatendências ou Visões de Futuro? 

É uma arrogância um punhado de gente de Lisboa considerar que pode pensar os futuros do país. Por outro lado, pensar o futuro é um recurso, uma potencialidade para o bem-estar e a felicidade.
Política

Dívida ou Vida, Poder ou Fazer: os nossos Catch 22

Propomos uma reflexão sobre algumas das principais circularidades em paradoxo em Portugal. 
Sociedade

À procura de um escrutinador

Eu antes era um ‘crítico’. Agora sou um "hater" e dá muito mais proveito. Agora, pagam-me para dizer mal. É uma maravilha.
Administração Pública

O absurdo presencial: reuniões que deviam ser emai

Comecemos por uma pergunta simples: quantas reuniões a administração pública faz que deveriam ser antes um ‘zoom’ ou, até, um mero email?
Eleições

O Temp(l)o das Listas 

Se fosse uma verdadeira religião, seriam sacerdotes. Como é uma religião laica, são chefes. São eles os organizadores das listas, eles quem decide da constituição da Assembleia da República.
Política

Iliteracias, apocalípticos e o paroxismo do Estado

Escola, SNS, Justiça são comunidades de especialistas e utentes que acreditam no valor da educação, da saúde, da justiça. Quando a Administração Pública é mero utensílio de poder, tudo se desmorona.
Escolas

A cápsula

A Escola não é um espaço público. Nem de debate aberto, nem de construção de novas ideias. Muito menos um espaço de transformação. É um espaço de limitação do indivíduo, de disciplina e vigilância.
Marcelo Rebelo de Sousa

Tudo se junta para a noite

Uma pessoa com 50 anos está muitas vezes na força da vida. Ou então está já só à espera da reforma. Na aproximação dos 50 anos do 25 de Abril de 74 parece cada vez mais que tudo se junta para a noite.
Transparência

O Interesse Nacional e a suspensão da lei.

Este regime jurídico dos PIN não consubstancia nem uma economia de mercado saudável, nem de investimentos estatais. Antes um sistema de favorecimento e de ligação direta entre governos e negócios.
Corrupção

O português dividido ao meio

É a corrupção que vai a votos! E mesmo que o Português dividido ao meio nestas eleições opte pela cautela e possibilite a alternância democrática, o regime está de facto debilitado.
Administração Pública

O rame-rame

Por mais que abram lugares para gentes com qualificação, não é isso que vai mudar alguma coisa quando a cultura do rame-rame é a das próprias chefias.
Alterações Climáticas

Ecoansiedades e violências climáticas

Há dois caminhos para a ecoansiedade dos jovens: um é aproveitar o seu potencial e vontade de transformar o mundo, outra é impedi-los de toda de qualquer atuação. Decidam o que querem fazer.
País

O triunfo dos sonsos

Actuar em favor de quem está no poder é considerar que não há alternativas e tal é, em si mesmo, desacreditar da democracia. Cada chefe mau precisa de um exército de sonsos que o aceitem e legitimem.
Comportamento

No país do ‘pôr-se a jeito’

O ‘pôr-se a jeito’ é uma cultura que implica um conjunto de atitudes e comportamentos que circulam entre o aparecer e a aparência, a norma do auto-elogio, a bajulação e uma corrupção passiva-ativa.
Sociedade

A mentira grande

A descoberta em cascata de mentiras na instituição política só pode ser entendida como incompetência dos mentirosos (temos cada vez piores mentirosos) ou então… uma sociedade mais atenta.
Administração Pública

Um país em dissonância cognitiva múltipla

Se acresce um conflito entre lealdade profissional e lealdade familiar, como acontece muitas vezes, pois sobrecarga de trabalho implica tempo roubado à família, a dissonância cognitiva complexifica-se
Assédio Sexual

Assédio no ensino superior

O ‘modelo administrativista’ caracteriza-se pela tomada do poder nas universidades de lideranças narcísicas, tipicamente manipuladoras de tipo maquiavélico e, por vezes mesmo, com traços de psicopatia
Assédio Sexual

Assédio no ensino superior: uma discussão urgente

A gestão pública na base da meritocracia e da independência dos júris retiraria o poder de escolher em função da pergunta ‘E o que é que eu posso ganhar com isso?’, estando o sexo entre uma das opções

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora