Apesar de oferecer uma série de SUV, modelos mais volumosos e pesados, a Audi acredita que há espaço para carrinhas, que oferecem mais versatilidade e espaço interior do que as berlinas, sem verem a agilidade e o comportamento eficaz serem postos em causa, como acontece nos SUV. Daí que tenha criado uma versão mais desportiva da carrinha A6, que denomina RS6 Avant GT. Trata-se de uma série especial e limitada (será igualmente a última) que equipou com um motor com uns impressionantes 630 cv e decorou com as cores do protótipo RS6 GTO, que a marca dos quatro anéis apresentou em 2020 para comemorar o 40.º aniversário do sistema de tracção integral quattro.
A Audi RS6 Avant, que extrai 600 cv do motor V8 TFSI mild hybrid, já se assumia como uma carrinha desportiva capaz de bater o pé a muitos dos bons desportivos do mercado, a começar pelos “meio-irmãos” Porsche 911 Carrera (4,2 segundos de 0-100 km/h) e Carrera S (3,7 segundos), pois nenhum deles bate os 3,6 segundos de que a RS6 Avant necessita para atingir os 100 km/h, igualando-a no limite na velocidade máxima, uma vez que esta carrinha da Audi atinge 305 km/h (na versão Performance).
A nova RS6 Avant GT eleva um pouco mais a fasquia em matéria de potência, pois passa a fornecer 630 cv graças a um novo mapeamento do motor V8 TFSI mild hybrid e a turbocompressores de maiores dimensões (a potência de sobrealimentação sobe de 2,4 para 2,6 bar), a que junta um pequeno motor eléctrico de 16 cv, alimentado através de um sistema a 48V. O acréscimo de potência conjuga-se com um peso mais reduzido, devido à adopção de algumas peças da carroçaria em fibra de carbono, do capot do motor aos guarda-lamas anteriores, cujas entradas de ar visam ajudar a ventilar os discos de travão em carbocerâmica, também eles mais leves do que os de aço. Mais cavalos e menos quilos explicam o facto de os 0-100 km/h caírem de 3,6 para 3,3 segundos, o que melhora ainda mais a sua posição no ranking dos desportivos.
A RS6 Avant GT usufrui de modificações na suspensão, que passam pela redução da altura ao solo, sendo que o diferencial autoblocante é mais leve e compacto, enquanto o diferencial traseiro é mais desportivo. As rodas posteriores são direccionais e possui de série o kit RS Dynamic, que melhora o comportamento da carrinha, idealmente depois de deixar os avós e os netinhos em casa. A vistosa decoração exterior permite distinguir o RS6 Avant GT dos restantes A6 Avant.
Serão fabricadas 660 unidades, sendo que para Espanha vão 10, com o importador da marca para o nosso país a antever a chegada de uma a duas unidades (dependendo das encomendas). A razão para esta reduzida procura nada tem a ver com o potencial da carrinha desportiva, mas sim com a exclusividade motivada pela pequena produção, o que lhe permite praticar preços mais elevados. Daí que a RS6 Avant GT seja proposta entre nós por cerca de 270 mil euros (266.750€ em Espanha, sobretudo devido à diferença no IVA), um valor bem superior aos 174.838€ que a Audi em Portugal pede pela RS6 Avant com 600 cv.