Olá

866kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Lingard, um predestinado que nunca se cumpriu e quer voltar a ser feliz na Coreia do Sul

Este artigo tem mais de 6 meses

O avançado inglês deixou o Manchester United em 2022 e ao fim de 20 anos de ligação e esteve uma época no Nottingham Forest antes de assinar pelo FC Seoul, procurando agora reencontrar a alegria.

O jogador de 32 anos vai jogar pela primeira vez fora de Inglaterra
i

O jogador de 32 anos vai jogar pela primeira vez fora de Inglaterra

O jogador de 32 anos vai jogar pela primeira vez fora de Inglaterra

No final de novembro de 2011, quando foi convocado ainda por Alex Ferguson para a equipa principal do Manchester United, Jesse Lingard era tido como uma das grandes promessas da formação do clube inglês. Tinha passado uma década em Carrington, era um avançado rápido e rebelde e estava pronto para assumir a dianteira de uma nova geração dos red devils. Mais de 12 anos depois, o cenário não poderia ser mais distinto.

Esta quarta-feira, Lingard foi oficialmente anunciado como o novo reforço do FC Seoul, da Coreia do Sul. O avançado de 32 anos estava sem clube desde o final da temporada passada, altura em que terminou o contrato com o Nottingham Forest, e vai agora para o futebol asiático à procura de conquistar mais minutos, mais tempo no relvado e mais confiança. Pelo meio, de acordo com a comunicação social inglesa, irá encaixar mais de um milhão de euros por mês.

“Estou desejoso de regressar ao relvado e ganhar com o FC Seoul, porque sou um vencedor e um competidor nato e quero conquistar um troféu enquanto estou aqui. Só quero voltar a desfrutar de jogar futebol e pôr um sorriso na cara dos adeptos, mostrar aos adeptos coreanos aquilo de que sou capaz”, disse o avançado inglês na apresentação, que decorreu no Seoul World Cup Stadium.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lingard vai agora juntar-se à concentração da equipa, que está a decorrer no Japão, e começar a preparar a nova temporada da K-League que arranca já no próximo dia 1 de março. A contratação do internacional inglês procura ser um autêntico boost de energia para o FC Seoul, equipa que é das mais bem sucedidas da Coreia do Sul mas que não conquista um título desde 2016 e nem sequer conseguiu qualificar-se para a Liga dos Campeões asiática nas últimas quatro épocas. O clube é propriedade do conglomerado empresarial GS Group e o atual treinador é Kim Gi-dong, antigo internacional sul-coreano que venceu a Taça ao comando do Pohang Steelers no ano passado.

Apesar de ter sido convocado por Alex Ferguson logo em 2011, Jesse Lingard ainda passou uma temporada emprestado ao Leicester e só se estreou pelo Manchester United em 2013, já com David Moyes à frente dos red devils. Teve outras cedências consecutivas a Birmingham, Brighton e Derby County e só em 2015/16 é que assentou arraiais na equipa principal do clube que o formou. Pelo meio, naquela que foi claramente a melhor fase da carreira, foi chamado à seleção de Inglaterra e somou 32 internacionalizações e seis golos, marcando presença no Mundial 2018.

Em janeiro de 2021, depois de ter participado em apenas três jogos do Manchester United na primeira metade da temporada, foi emprestado ao West Ham e reencontrou-se com David Moyes. Voltou aos seus melhores dias, marcando nove golos ao longo de 16 partidas, mas voltou a Old Trafford no fim da época e não conseguiu convencer Gareth Southgate a convocá-lo para o Euro 2020. Passou mais um ano nos red devils, durante a temporada atribulada que começou com Ole Gunnar Solskjaer e acabou com Ralf Rangnick, e em julho de 2022 deixou o clube de sempre para assinar pelo Nottingham Forest.

“Ronaldo é o Michael Jordan do futebol”. Lingard, o jogador que marcou aos 98′ e estragou apostas, sobre as críticas e o Manchester United

O contrato de apenas um ano deixava desde logo adivinhar que Lingard não passaria muito tempo no clube que é atualmente orientado por Nuno Espírito Santo e assim foi: sem qualquer golo ou assistência em 16 jogos na Premier League, o inglês saiu do Nottingham Forest no verão passado e tornou-se um jogador livre. Ainda treinou com o West Ham e com os sauditas do Al Ettifaq, sem que nenhum tenha avançado no sentido de o contratar, e acabou por encontrar uma solução na Coreia do Sul.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.