Com o tema For Good (“para o bem”, em tradução livre), a ModaLisboa regressa ao Pátio da Galé entre os dias 7 e 10 de março. Às fast talks, no primeiro dia, seguem-se, como habitual, três dias de desfiles, numa edição que fica marcada por coincidir, no último dia, com as eleições legislativas de 10 de março.
ModaLisboa regressa ao Pátio da Galé a 7 de março e estende-se até domingo de eleições
De fora desta edição ficam três habituées: Nuno Baltazar, Olga Noronha e Constança Entrudo. Estes nomes juntam-se aos de Nuno Gama, Hibu, Luís Borges e Filipe Augusto, que já não tinham participado na edição anterior da Lisboa Fashion Week.
Para março de 2024, regressam ao calendário Luís Carvalho, Dino Alves, Ivan Hunga Garcia, João Magalhães — que ficou de fora na edição passada —, Carlos Gil, Buzina, Luís Buchinho, Ricardo Andrez, Filipe Cerejo, Arndes, Duarte Hajime, Béhen — também de volta, após uma pausa em outubro —, Valentim Quaresma e Lidija Kolovrat.
O desfile de Dino Alves é um dos grandes destaques desta edição: sexta-feira, dia 8, pelas 21h30, a apresentação acontece na Praça do Comércio, em frente ao Pátio da Galé, e será aberta ao público. Com apoio da Betclic, o momento foi desenvolvido em conjunto com a Liga Portugal Betclic. Carlos Gil também vai apresentar na mesma localização no dia seguinte, pelas 15 horas.
Também off location, ligeiramente mais distante, João Magalhães vai abrir as portas do seu novo estúdio na Graça pelo meio-dia de sábado, enquanto Ivan Hunga Garcia fecha a noite de sexta-feira pelas 23h na Pensão Amor.
O último dia começa com o momento dedicado à Support Designers Initiative, resultado do protocolo entre a Associação ModaLisboa e a Ukrainian Fashion Week — a Semana da Moda da Ucrânia não acontece desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. As criadoras ucranianas Darja Donezz, Omelia e Nadya Dzyak vão apresentar as suas coleções.
Também vão passar pela ModaLisboa seis finalistas de curso do IED – Istituto Europeo di Design, que entraram pela primeira vez no calendário há um ano. As apresentações serão acompanhadas por uma performance de dança e uma seleção de filmes de moda da universidade italiana.
Além de desfiles, a Lisboa Fashion Week volta a contar com um momento editorial Portuguese Soul, pelas mãos (ou, melhor dizendo, pés) da Associação Portuguesa de Calçado, APICCAPS; a que se junta o lançamento das coleções-cápsula colaborativas Lion of Porches x paatiff e Decenio x MOLNM, de Matilde Mariano.
A segunda e última fase do concurso Sangue Novo (que distingue e premeia novos designers nacionais) abre esta edição, na sexta-feira. Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Isza, Maria do Carmo Studio, Mestre Studio e M.Plateau competem pelos ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design, ModaLisboa x RDD Textiles e ModaLisboa x Showpress.