A Comissão executiva da CGTP decidiu, esta segunda-feira, propor o nome de Tiago Oliveira para suceder a Isabel Camarinha, que deixa a liderança da central sindical por atingir o limite de idade. Tiago Oliveira é, atualmente, coordenador da União de Sindicatos do Porto.

Em comunicado, a central sindical confirma que a Comissão Executiva do Conselho Nacional da intersindical decidiu “sugerir Tiago Oliveira para exercer as funções de secretário-geral” para o mandato 2024/2028. O nome terá, ainda, de ser confirmado no congresso do próximo fim de semana.

O sindicalista de 43 anos é mecânico na empresa Auto-Sueco e dirigente sindical desde 2006. É coordenador da União de Sindicatos do Porto desde 2016, ano em que se tornou membro da comissão executiva da central sindical. Foi membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Distrito do Porto de 2006 a 2010 e depois da direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte – SITE-NORTE desde a sua constituição em maio de 2010. É, também, membro da direção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas, desde 2007, e desde 2012 da direção da União de Sindicatos do Porto e da sua Comissão Executiva.

Isabel Camarinha, de 63 anos, vai deixar o cargo de secretária-geral da CGTP no congresso que se realiza este fim de semana, nos dias 23 e 24, no Seixal, uma vez que atingirá o limite de idade no mandato seguinte, de quatro anos.

A sindicalista foi eleita secretária-geral em fevereiro de 2020, substituindo Arménio Carlos. Antes, era presidente do Sindicato do Comércio e Serviços de Portugal (CESP) e coordenadora da Federação dos Sindicatos do Comércio e Serviços de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR