O magnata Elon Musk lançou um processo em tribunal contra a OpenAI, criadora do ChatGPT, e contra o presidente-executivo, Sam Altman, porque o patrão da Tesla acredita que a OpenAI se transformou numa empresa que procura o lucro e, assim, abandonou a sua missão original de desenvolver a tecnologia da Inteligência Artificial para benefício da Humanidade.

Segundo notícia da agência Reuters, o processo foi aberto na quinta-feira, em São Francisco, e lá é dito que Sam Altman, bem como o co-fundador da OpenAI Greg Brockman, abordaram Elon Musk para ajudar a financiar a criação de uma empresa sem fins lucrativos e que iria produzir tecnologia sempre em código aberto (open source) para todos. Elon Musk acabaria por tornar-se investidor em 2015 mas decidiu sair em 2018.

Mais recentemente, tendo obtido o apoio da Microsoft, a OpenAI passou a ter um enfoque na rentabilidade, considera Elon Musk, o que é uma violação do contrato que lhe foi inicialmente proposto. Além disso, mesmo tendo sido investidor na empresa nunca terá sido relevado a Elon Musk o conceito que estaria na base do GPT-4, o modelo de inteligência artificial mais avançado da OpenAI, garante o empresário dono da Tesla, a SpaceX e da rede social X (antigo Twitter).

O ChatGPT, o chatbot da OpenAI, tornou-se a aplicação de “software” com crescimento mais rápido em todo o mundo e ajudou a massificar o recurso a tecnologias de inteligência artificial.

ChatGPT dá conversa à internet. Os limites, perigos e promessas do novo fenómeno da inteligência artificial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR