Os mais supersticiosos leriam os impasses como sinais, mas nada parece demover o casal de levar por diante aquele que poderá ser, por fim, o casamento do ano na Grécia. A história do noivado de Theodora e Matthew Kumar leva alguns anos, e uma série de episódios que foram adiando a troca de alianças, uma e outra vez. Segundo adianta a revista Tatler, o casamento deverá realizar-se por fim este ano, algures no outono.
Foi em 16 de novembro de 2018 que Constantino II e Ana Maria da Grécia anunciaram o noivado da sua filha mais nova, quarta de cinco filhos, com Matthew Jeremiah Kumar, natural de Los Angeles, EUA. Inicialmente prevista para maio de 2020, na ilha grega de Spetses, a boda acabou por ficar em suspenso por causa do contexto da pandemia de Covid-19. A 25 de maio desse mês a princesa desabafava nas suas redes, numa publicação acompanhada de uma foto com o noivo.
“Naquele que deveria ter sido o nosso fim de semana de casamento – o amor e o apoio de amigos e familiares foram tão apreciados. Mal podemos esperar para comemorar convosco na Grécia, assim que seja seguro.”, escrevia então a princesa.
Philippos e Nina: vestido Chanel, tiara e o regresso da família real a Atenas numa das bodas do ano
Até aqui nada de novo ou especialmente trágico, já que muitos outros casais, incluindo da realeza, viram as núpcias adiadas, caso da princesa Beatrice e de Edoardo Mapelli Mozi. Mas em outubro de 2021 quem roubava todas as atenções, antecipando-se à irmã, era Philippos, o benjamim do clã. Entre o vestido Chanel da noiva, Nina Flohr, tiaras, e o emotivo e histórico regresso da família real a Atenas, a cerimónia celebrada na catedral de Santa Maria da Anunciação, atirava para outras núpcias o enlace de Theodora.
Mais de um ano depois desse acontecimento, em dezembro de 2022, o clã real grego revelava que o casamento de Theodora aconteceria no começo do verão de 2023, em Porto Heli, o que relançava o interesse por parte das revistas da especialidade, que antecipavam alguns dos festejos mais aguardados desse ano, para além da coroação de Carlos III no Reino Unido.
Mas um novo acontecimento funesto haveria de levar a alteração de planos. A 10 de janeiro de 2023, morria o rei Constantino, o pai da noiva, aos 82 anos, e o consequente período de luto atirou para futura data o cenário do casamento. Há quem defenda que outros motivos, também eles pouco soalheiros, terão contribuído para a revisão da agenda. A 29 de junho de 2023, chegava uma notícia dos EUA que abalava a credibilidade do noivo.
A Ordem dos Advogados do Estado da Califórnia movia um processo disciplinar contra Kumar, restringindo a prática de advocacia durante um ano. Kumar foi considerado culpado “de múltiplas violações relacionadas com o tratamento de fundos de contas de confiança de clientes, estimando-se que terá usado fundos jurídicos para despesas pessoais.”
Theodora Greece, a princesa atriz
Nascida a 9 de junho de 1983, princesa da Grécia e Dinamarca, Theodora teve o seu berço no hospital de St Mary, em Londres, onde o rei deposto se exilou com a família desde 1973.
Batizada a 20 de outubro de 1983 na Catedral de Santa Sofia, na capital britânica, teve entre os padrinhos e madrinhas a rainha Margarida II da Dinamarca (sua tia materna), e Isabel II. Entre 1994 e 2001 frequentou o colégio interno feminino Woldingham School, situado em Surrey. Seguiu-se um ano sabático em Alice Springs, Austrália, e a inscrição na Brown University, onde enveredou pela área que viria a seguir até hoje.
Theodora Greece, assim se apresenta a princesa tornada atriz que se licenciou em Artes Teatrais em 2006, passou ainda pela Northeastern University em Boston e por uma pós-graduação na Central Saint Martins College of Art and Design. A mudança de maior impacto terá sido em abril de 2010, quando rumou a Los Angeles para perseguir a carreira desejada, encetando o percurso com papéis secundários. Foi aí que conheceu o futuro noivo. Na TV, estreou-se como secretária Alison Montgomery numa telenovela da CBS, The Bold and the Beautiful, em 5 de dezembro de 2011.
Felipe e Juan Carlos reconciliam-se em público numa homenagem a Constantino II
O casal começou a namorar em 2016 e a notícia do noivado surgiu em 2018. Foi nessa altura que Theodora partilhou a notícia acompanhada de fotos do casal posando junto à Tower Bridge, em Londres.
Na aguardada boda, espera-se a presença da família, com destaque para os irmãos mais velhos da noiva, caso da princesa Alexia, o príncipe herdeiro Pavlos e o príncipe Nikolas, e ainda do príncipe Philippos. As câmaras dos fotógrafos deverão estar também atentas a outras figuras mediáticas, como Olimpia da Grécia, Isabel Getty e Talita Natasha von Fürstenberg.