Pelo menos quatro pessoas morreram em aluimentos de terras e inundações na ilha de Java, disse esta quarta-feira um responsável, acrescentando que as equipas de socorro da Indonésia procuram mais seis pessoas.

“Quatro corpos foram encontrados e seis estão a ser procurados”, disse o chefe da agência local de gestão de catástrofes, Meidi, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome.

A aldeia de Cibenda, na província de Java Ocidental, ficou inundada pouco antes da meia-noite de domingo (18h em Lisboa), depois de horas de chuva torrencial, enquanto muitos habitantes dormiam.

Um balanço anterior das autoridades referia que 10 pessoas estavam desaparecidas. Dezenas de casas ficaram danificadas, obrigando centenas de pessoas a trocar as habitações por refúgios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A época de chuvas na Indonésia é marcada por aluimentos de terras, situação agravada em algumas zonas pelas desflorestação. No início deste mês, inundações repentinas e aluimentos de terras na ilha de Samatra causaram pelo menos 30 pessoas, enquanto dezenas de outras continuam desaparecidas.

Pelo menos 26 mortos e 11 desaparecidos em inundações na Indonésia

Em dezembro, pelo menos duas pessoas morreram num aluimento de terras e inundações que arrastaram dezenas de casas e destruíram um hotel perto do lago Toba, também na ilha de Samatra.