A Turquia foi este domingo a votos nas eleições autárquicas. Os olhos estavam postos em Istambul, município onde o partido de Erdogan não tinha o poder, perdendo-o para Ekrem Imamoglu em 2019.

A contagem dos votos ainda não está concluída, mas até agora, segundo a Reuters, que cita a NTV e outras televisões turcas, Imamoglu lidera a contagem, tendo já assumido a vitória. O reforço do apoio popular a Imamoglu coloca-o como possível concorrente à presidência turca.

Quando estavam quase 80% dos votos contados em Istambul, Imamoglu liderava com 10 pontos percentuais de avanço face ao concorrente do AKP, 50,53% contra os 40,73%  de Murat Kurum, ex-ministro de Erdogan. As sondagens davam uma disputa taco a taco.

E na capital Ancara o opositor, Mansur Yavas, também declarou vitória sobre o partido de Erdogan, AKP, e do seu candidato Turgut Altinok, logo no arranque das contagens, três horas depois das mesas de voto fecharem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A agência noticiosa pública, Anadolu, publicou resultados parciais que mostram também a vantagem do partido da oposição CHP em cidades como Esmirna, Bursa, Antália e Adana. A nível nacional o CHP lidera com 39% dos votos, o que significará, se se mantiver a vantagem, a primeira vitória em 35 anos.

Eleições locais na Turquia este domingo de olhos postos em Istambul. Erdogan quer reconquistar autarquia

De acordo com a Reuters, Erdogan e o AKP, segundo os analistas, tiveram uma derrota maior do que as sondagens, o que atribuem à inflação galopante e à insatisfação dos votantes islâmicos.