O governo francês anunciou esta terça-feira um “reforço considerável” da segurança na capital do país para o jogo Paris Saint-Germain-FC Barcelona, da Liga dos Campeões de futebol, que foi um dos alvos de ameaças do Estado Islâmico.
“O responsável da polícia com quem falei hoje cedo reforçou consideravelmente os recursos de segurança”, afirmou o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, referindo-se a “uma ameaça clara e pública do Estado Islâmico”.
Na segunda-feira, o Estado Islâmico ameaçou executar ataques terroristas durante os jogos da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que se realizam em Londres, Paris e Madrid.
Os ‘jihadistas’ publicaram diversas imagens em canais de propaganda, como a Fundação Al-Azaim e Sarh al-Khilafah, uma delas com a legenda “Matem-nos todos” [“Kill them all”, em inglês].
Nesta imagem surge um homem com o rosto coberto munido de uma arma automática e o nome de todos os estádios onde serão disputados jogos da Champions esta semana, e a ameaça foi confirmada pelo SITE Intelligence Group, um organismo especializado em rastrear os grupos terroristas.
Espanha, que está no nível 4 de 5 de alerta antiterrorista, recebe dois dos duelos da competição máxima continental de futebol nos próximos dias: o Real Madrid enfrenta esta terça-feira o Manchester City, no Santiago Bernabéu, enquanto o Atlético de Madrid recebe o Borussia Dortmund, na quarta-feira.
Além disso, Arsenal e Bayern Munique jogam esta terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres, enquanto o FC Barcelona visita na quarta-feira o Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes, na capital francesa.