A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) disse esta sexta-feira à Lusa que está a verificar o cumprimento das obrigações legais de transparência” pela Newsplex, proprietária dos jornais Nascer do Sol e i Inevitável, e detida pela Alpac, de Pedro Vargas David. A garantia surge depois da notícia avançada pelo jornal Expresso que dá conta que o empresário português terá recebido 45 milhões de euros do estado húngaro para comprar a cadeia europeia de televisão Euronews.

Segundo a investigação do Expresso, em parceria com o Direkt36 e o Le Monde, um fundo detido a 100% pelo Estado húngaro e com ligações ao partido Fidesz investiu esse montante no EFMI [European Future Media Investment Fund] para que, por sua vez, este fundo gerido pela Alpac Capital, de Pedro Vargas David, comprasse formalmente a Euronews”.

Documentos obtidos durante a investigação mostram ainda que a empresa do principal produtor de propaganda para o governo de Orbán, a New Land Media, de Gyula Balasy, emprestou 12,5 milhões de euros a uma subsidiária húngara da Alpac Capital para que esta investisse ela própria no EFMI. Assim, pelo menos 57,5 milhões de euros com ligações claras ao primeiro-ministro foram injetados na Euronews.

O negócio da compra ficou concluído em julho de 2022. O Expresso revela ainda que a tomada de controlo da Euronews coincidiu com a compra do Nascer do Sol e do I por Vargas David, que assumiu o papel de presidente do conselho de administração da cadeia de televisão, e do seu sócio minoritário na Alpac, Luís Santos.

O investimento húngaro terá sido mantido em segredo por Vargas David, que é filho do antigo eurodeputado do PSD Mário David e conselheiro político do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán. O objetivo seria permitir que o partido nacional-conservador de Fidesz, liderado por Orbán, passasse “a influenciar a cobertura feita pela cadeia de televisão mais europeia da Europa”.

Confrontada com estas informações, a ERC garantiu que “promoverá as necessárias diligências caso detete inconformidades no cumprimento destas obrigações legais”. “No quadro da Lei n.º 78/2015, de 29 de julho, que regula a promoção da transparência da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento das entidades que prosseguem atividades de comunicação social sob jurisdição do Estado português, a ERC está a verificar o cumprimento das obrigações legais de transparência pela Newsplex, S.A., proprietária das publicações Nascer do Sol e I Inevitável”, referiu o regulador numa declaração escrita enviada à agência Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR