O português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu esta sexta-feira a primeira queda da temporada, na sessão de treinos cronometrados para o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, falhando o apuramento direto para a Q2.

Miguel Oliveira terminou os treinos cronometrados desta tarde em 1.37,342 minutos, ficando na 19.ª posição, a 1,317 segundos do mais rápido, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que bateu o recorde do circuito espanhol.

O campeão em título fez a sua melhor volta em 1.36,025 minutos, deixando na segunda posição o espanhol Maverick Viñales (Aprilia) a 0,100 segundos, com o também espanhol Marc Márquez (Ducati) em terceiro, a 0,143.

A tarde foi bastante acidentada, com Raúl Fernández (Aprilia), Marco Bezzecchi (Ducati) e Maverick Viñales (Aprilia) a sofrerem quedas logo no início da sessão. O francês Fabio Quartararo (Yamaha) também acabaria por ir ao chão, sem consequências, tal como o espanhol Dani Pedrosa, piloto de testes da KTM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi então que Miguel Oliveira caiu, na última curva do circuito andaluz, com a mota a dar várias piruetas mas sem consequências físicas para o piloto português. Antes do final destes treinos cronometrados, ainda sofreriam quedas os pilotos da KTM oficial, Jack Miller e Brad Binder.

Com o 19.º lugar esta tarde, Miguel Oliveira não conseguiu garantir a passagem direta à segunda fase da qualificação, no sábado, tendo de passar pela Q1 para tentar assegurar um dos dois primeiros postos de forma a seguir em frente.

Já no treino livre desta manhã, Oliveira foi o 15.º mais rápido, a 1,419 segundos do primeiro classificado, o espanhol Alex Márquez (Ducati).

O GP de Espanha de MotoGP é a quarta ronda da temporada. O espanhol Jorge Martin (Ducati) chega como líder, com 80 pontos.