O Rei Carlos III está esta terça-feira, juntamente com a Rainha Camila, em visita a um centro de tratamento de cancro no centro de Londres em apoio ao pessoal médico, aos doentes e à investigação em curso. Este é o primeiro compromisso oficial do monarca desde que foi diagnosticado com cancro, em fevereiro.
Na passada sexta-feira, o Palácio de Buckingham tinha anunciado que Carlos III ia retomar alguns dos deveres públicos e que a visita desta terça-feira seria “a primeira de vários compromissos externos de Sua Majestade durante as próximas semanas”. Na agenda do Rei está ainda a visita de Estado do imperador e imperatriz do Japão, marcada para junho.
Rei Carlos III vai retomar alguns deveres públicos após progressos no tratamento do cancro
A par da ida de Carlos ao centro de tratamento de cancro, as redes sociais da Família Real britânica fizeram duas publicações, chamando a atenção para a importância de procurar ajuda médica quando se “nota algo que não é normal”. “O diagnóstico precoce salva vidas”, escreveram.
Spotting cancer at an early stage means that treatment is more likely to be successful, so if you notice something that’s not normal for you, contact your doctor. In most cases, it won’t be cancer — but if it is, finding it early can make all the difference. Find out more ????
— Cancer Research UK (@CR_UK) April 30, 2024
“À medida que Sua Majestade o Rei regressa às funções públicas, sabemos que muitas pessoas com cancro compreenderão que optar por regressar ao trabalho pode ser uma decisão complexa e pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes”, afirmam numa outra publicação.
As His Majesty The King returns to public-facing duties, we know many people with cancer will understand that choosing to return to work can be a complex decision and can mean very different things to different people. pic.twitter.com/N3cNTA7MbF
— Macmillan Cancer Support (@macmillancancer) April 30, 2024
O Rei apareceu em público pela primeira vez, desde o diagnóstico, no final de março para a tradicional missa de Páscoa, no Castelo de Windsor. Carlos III tem continuado a trabalhar desde o seu diagnóstico, mas todos os compromissos até agora têm sido privados.
O Palácio de Buckingham anunciou no início de fevereiro que o Rei foi diagnosticado com cancro, detetado durante uma operação à próstata a que foi submetido alguns dias antes, e que havia iniciado o tratamento. Desde então, Carlos III cancelou todos os compromissos oficiais públicos, mas continuou a cumprir algumas funções oficiais e a comparecer a alguns encontros, como as suas reuniões com o primeiro-ministro.