O Rei Carlos III está esta terça-feira, juntamente com a Rainha Camila, em visita a um centro de tratamento de cancro no centro de Londres em apoio ao pessoal médico, aos doentes e à investigação em curso. Este é o primeiro compromisso oficial do monarca desde que foi diagnosticado com cancro, em fevereiro.

Na passada sexta-feira, o Palácio de Buckingham tinha anunciado que Carlos III ia retomar alguns dos deveres públicos e que a visita desta terça-feira seria “a primeira de vários compromissos externos de Sua Majestade durante as próximas semanas”. Na agenda do Rei está ainda a visita de Estado do imperador e imperatriz do Japão, marcada para junho.

Rei Carlos III vai retomar alguns deveres públicos após progressos no tratamento do cancro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A par da ida de Carlos ao centro de tratamento de cancro, as redes sociais da Família Real britânica fizeram duas publicações, chamando a atenção para a importância de procurar ajuda médica quando se “nota algo que não é normal”. “O diagnóstico precoce salva vidas”, escreveram.

“À medida que Sua Majestade o Rei regressa às funções públicas, sabemos que muitas pessoas com cancro compreenderão que optar por regressar ao trabalho pode ser uma decisão complexa e pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes”, afirmam numa outra publicação.

O Rei apareceu em público pela primeira vez, desde o diagnóstico, no final de março para a tradicional missa de Páscoa, no Castelo de Windsor. Carlos III tem continuado a trabalhar desde o seu diagnóstico, mas todos os compromissos até agora têm sido privados.

Rei Carlos III reaparece em público na missa de Páscoa

O Palácio de Buckingham anunciou no início de fevereiro que o Rei foi diagnosticado com cancro, detetado durante uma operação à próstata a que foi submetido alguns dias antes, e que havia iniciado o tratamento. Desde então, Carlos III cancelou todos os compromissos oficiais públicos, mas continuou a cumprir algumas funções oficiais e a comparecer a alguns encontros, como as suas reuniões com o primeiro-ministro.

Carlos III diagnosticado com cancro