A Audi revelou o seu novo SUV Q6 e-tron, modelo que estreia a Premium Platform Electric (PPE), a mais recente plataforma específica para veículos eléctricos do Grupo Volkswagen, que representa um passo em frente em relação à já conhecida MEB, a qual serve os Audi Q4 e-tron e a gama VW ID, entre outros. As encomendas já começaram, com as primeiras unidades a chegarem a Portugal a partir de Julho. Os preços arrancam nos 82.949€.

À primeira vista, o novo Q6 e-tron — que partilha todos os elementos com o Porsche Macan eléctrico — surge como uma versão mais comprida e volumosa do Q4 e-tron, com as diferenças estilísticas a não impedirem que se torne evidente um óbvio ar de família. Ainda assim, por se tratar de um modelo do segmento D e não do segmento C, o comprimento aumentou 18,5 cm, para 4,771 m, a largura cresceu 10 cm e a altura 3,1 cm, com o SUV a usufruir de mais 13,5 cm entre eixos (atingindo 2,899 m), assegurando um habitáculo mais comprido e com mais espaço para as pernas de quem se senta atrás, uma vez que o volume da bagageira aumentou somente 6 litros, para 526. Mas a este valor da mala traseira é necessário adicionar a frunk lá à frente, com 64 litros.

5 fotos

Inicialmente, o Q6 e-tron é apenas proposto com duas motorizações, o 55 quattro e o mais desportivo e possante SQ6 quattro, ambos a montar dois motores (um por eixo), o que lhes assegura tracção integral. Simultaneamente, as duas versões recorrem à maior bateria, com 100 kWh de capacidade total e 94,9 kWh úteis (com células do tipo NCM 811 fornecidas pela CATL), associada a um sistema eléctrico a 800V para permitir recargas a 270 kW sem provocar um aquecimento excessivo nas células (uma vez que os amperes são inferiores).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 fotos

O Q6 e-tron 55 quattro usufrui de um total de 387 cv e 855 Nm, estando limitado a 210 km/h, mas sendo capaz de ir de 0-100 km/h em 5,9 segundos. Os generosos 94,9 kWh da bateria, que explicam um peso total de 2400 kg, asseguram uma autonomia de 618 km entre as visitas ao posto de carregamento, o que equivale a um consumo de 17,2 kWh/100 km. O mais desportivo SQ6 quattro usufrui de 517 cv, sendo capaz de rodar até aos 230 km/h e passar a fasquia dos 100 km/h ao fim de apenas 4,4 segundos, embora pese 2425 kg. Face à versão mais acessível, o SQ6 quattro anuncia um consumo de 17,7 kWh/100 km, o que equivale a uma autonomia de 590 km.

Lá dentro, o Q6 e-tron disponibiliza dois ecrãs, um com 11,9” a desempenhar a função de painel de instrumentos e outro central com 14,5”. Opcionalmente, há um terceiro display para o passageiro da frente com 10,9”. O software ao serviço do sistema de infoentretenimento do Q6 e-tron recorre ao Android Automotive, sendo por isso substancialmente mais eficiente e funcional do que o proporcionado pela plataforma MEB, possuindo ainda um sistema de comando por voz mais eficaz, que já conhecemos através da Google.

As vendas já arrancaram e as primeiras entregas estão agendadas para dentro de dois meses, com a Audi a propor o Q6 e-tron 55 quattro por valores a partir de 82.949€, para o SQ6 e-tron quattro ser transaccionado por 97.818€.