A jogadora espanhola de badminton Carolina Marín, três vezes campeã mundial da modalidade, venceu o Prémio Princesa das Astúrias do Desporto de 2024, anunciou esta quarta-feira o júri.
Carolina Marín, nascida em Huelva, no sul de Espanha, em 1993, foi campeã olímpica de badminton em 2016, sendo a primeira e única desportista não asiática a conquistar este título, como destacou esta quarta-feira o júri do Prémio Princesa das Astúrias.
É ainda a única desportista tricampeã do mundo nesta modalidade (2014, 2015 e 2018), heptacampeã da Europa e “a primeira europeia que conseguiu dois títulos mundiais consecutivos (2014 e 2015)”, acrescentou o júri, num comunicado divulgado pela Fundação Princesa das Astúrias, que atribui os prémios.
Marín converteu-se em 2014 na primeira desportista não asiática a entrar no top 10 mundial de badminton.
O Prémio Princesa das Astúrias do Desporto foi atribuído no ano passado ao maratonista queniano Eliud Kipchoge e, em edições anteriores, distinguiu nomes e entidades como a Fundação Olímpica para os Refugiados e a Equipa Olímpica de Refugiados; a esquiadora norte-americana Lindsey Vonn; a seleção de râguebi da Nova Zelândia; a Maratona de Nova Iorque; a seleção espanhola masculina de futebol; o tenista Rafael Nadal ou o piloto de Formula 1 Michael Schumacher
Nas últimas duas semanas, a Fundação Princesa das Astúrias anunciou a atribuição do Prémio das Artes 2024 ao músico Joan Manuel Serrat e do Prémio de Comunicação e Humanidades à realizadora, desenhadora e ativista iraniana Marjane Satrapi.
Nos próximos dias, serão anunciados os prémios nas áreas das Ciências Sociais, Letras, Cooperação Internacional, Investigação Científica e Técnica e Concórdia.
Cada um dos prémios tem um valor monetário de 50.000 euros e a cerimónia de entrega decorrerá em outubro, em Oviedo, no norte de Espanha.