O príncipe Harry chegou esta terça-feira ao Reino Unido para uma série de atividades que celebram o 10º aniversário da competição desportiva Invictus Games. Contudo, apesar de estar de regresso a casa por uns dias, o duque de Sussex não vai ter oportunidade de se encontrar com o pai, já que o Rei terá uma agenda muito preenchida.

“Em resposta a muitas perguntas e contínua especulação sobre se o duque vai ou não encontrar-se com o seu pai enquanto estiver no Reino Unido esta semana, tal, infelizmente, não vai ser possível devido ao programa preenchido de Sua Majestade”, disse um porta-voz do príncipe Harry, citado no jornal Telegraph. “O duque compreende, claro, a agenda de compromissos do pai e várias outras preocupações e espera vê-lo em breve.”

Harry já teria demonstrado vontade de ver o pai durante a sua estadia em Londres, mas, sabe-se agora, tal não vai ser possível. A última vez que esteve com o pai foi em fevereiro. O príncipe viajou de imediato para o Reino Unido quando foi tornado público que o Rei tinha sido diagnosticado com um cancro e estiveram reunidos durante cerca de 30 minutos em Clarence House.

Harry aterrou esta terça-feira de manhã em Londres e passou o dia em encontros relacionados com os Invictus Games. Esta quarta-feira, às 17h00, o príncipe tem um serviço religioso na Catedral de St. Paul, para celebrar o 10º aniversário da competição. Segundo o Telegraph, o duque de Sussex estará em Londres durante três dias e parte depois para a Nigéria para uma visita em que já contará com a companhia de Meghan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quase à mesma hora e a poucos quilómetros de distância, o Rei marca presença na primeira festa de jardim da temporada de verão, no Palácio de Buckingham. Carlos III estará acompanhado pela rainha Camila, pela princesa Ana, pelos duques de Edimburgo e pelos duques de Gloucester. Ao final da tarde, o soberano terá a sua reunião semanal com o primeiro-ministro Rishi Sunak. Esta quinta-feira o monarca vai estar com funcionários e familiares de uma escola de engenharia militar em Surrey.

O Rei continua a fazer os seus tratamentos para o cancro que lhe foi diagnosticado no início de fevereiro. Regressou aos compromissos públicos na semana passada, depois de ter estado afastado afastado da vida pública durante semanas.

Harry também não deverá encontrar-se com o irmão mais velho, já que o príncipe William esteve quarta-feira de manhã a fazer investiduras no Castelo de Windsor e parte na quinta-feira para a Cornualha, onde terá compromissos.

Na próxima segunda-feira, o Rei e o príncipe de Gales vão estar juntos num evento onde William se tornará coronel chefe do corpo aéreo do exército. Segundo relata o jornal Daily Mail, quando o príncipe Harry estava no exército esperava-se que viesse a ter este papel no futuro. Foi este o regimento com o qual esteve no Afeganistão em 2014. O Rei teve este papel durante 31 anos e o Palácio de Buckingham terá anunciado que o passaria ao filho mais velho esta terça-feira à noite, no mesmo dia em que Harry regressou ao Reino Unido.

GettyImages-2151467653

Os reis Carlos e Camila a chegarem à primeira festa de jardim deste verão, no Palácio de Buckingham

Os próximos Invictus Games serão em Vancouver Whistler em 2025 e trarão a novidade de ser um híbrido de inverno, segundo explicou o próprio Harry.

Os Invictus Games são um evento desportivo para soldados feridos, homens e mulheres, tanto veteranos como ainda em serviço, criado pelo príncipe Harry. A primeira edição aconteceu em 2014 e teve lugar em Londres e reuniu mais 400 competidores de 13 nacionalidades, mas esta competição é internacional, por isso, em 2016 decorreu em Orlando (no estado norte-americano da Flórida), em 2017 em Toronto (Canadá), onde Harry e Meghan causaram grande sensação ao aparecerem juntos, e em 2018 em Sydney (Austrália). Por causa da pandemia, só voltou a haver competição em abril de 2022, em Haia (nos Países Baixos).

Esta última edição foi especialmente seguida de perto pela imprensa porque marcou o regresso dos duques de Sussex à Europa desde o Megxit e o casal até aproveitou a viagem para fazer uma visita a Isabel II. A Rainha viria a morrer em setembro desse mesmo ano. Em 2023, os jogos aconteceram Dusseldorf.