O presidente da Câmara de Vendas Novas, no distrito de Évora, considerou nesta terça-feira que a localização do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete vai também beneficiar o seu concelho.

Nós vemos Alcochete como uma espécie de ‘Vendas Novas II’. Nós estamos localizados a 30 quilómetros daquela localização [onde vai surgir o novo aeroporto] e o impacto que vamos ter ao nível do nosso concelho sentir-se-á necessariamente”, disse Valentino Salgado Cunha em declarações à agência Lusa.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou nesta terça-feira que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).

“O Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado no Campo de Tiro de Alcochete e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões”, revelou Luís Montenegro, numa declaração ao país, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, esta tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vendas Novas era umas das localizações em cima da mesa para receber o novo aeroporto.

No relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, a CTI manteve a recomendação de uma solução única no Campo de Tiro de Alcochete ou Vendas Novas.

À Lusa, o presidente da câmara alentejana disse ainda não haver ressentimentos por o Governo ter escolhido o Campo de Tiro de Alcochete em detrimento de Vendas Novas.

“Não temos, propriamente, uma antevisão negativa desta decisão. Estamos contentes, obviamente, porque se decidiu. Possivelmente preferiríamos a localização de Vendas Novas, mas aceitamos a de Alcochete com agrado, com naturalidade e estamos aqui dispostos para trabalhar por isso”, afirmou.

“Nós não vemos esta escolha como uma competição. Aquilo que para nós era fundamental era que houvesse uma decisão e, finalmente, o Governo conseguiu decidir, neste caso, pela localização de Alcochete”, acrescentou.

O Campo de Tiro da Força Aérea, também conhecido como Campo de Tiro de Alcochete (pela proximidade deste núcleo urbano), fica maioritariamente localizado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente (distrito de Santarém), tendo ainda uma pequena parte na freguesia de Canha, já no município do Montijo (distrito de Setúbal).

O município ribatejano de Benavente, com cerca de 521 quilómetros quadrados, fica na fronteira do distrito de Santarém com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a menos de meia hora da entrada em Lisboa.