A Bugatti está de parabéns e está apostada em comemorar o seu 100.º aniversário de forma marcante. Além de inúmeras acções em preparação, há uma já conhecida e que foi anunciada recentemente. Trata-se da produção de uma versão especial do Bugatti Type 35 de 1924, de que vão apenas ser fabricadas seis unidades, propostas por uma “pechincha” face ao valor do modelo original.

A explicação para este aparente milagre, pois só um golpe de magia pode permitir que um Type 35 tenha um preço acessível a muitos, deve-se a várias opções do reputado construtor francês, que concebeu e produziu esta versão do Type 35, denominada Baby II Centenary Edition, em colaboração com a The Little Car Company, especializada em produzir veículos históricos em ponto pequeno.

O Bugatti Type 35 foi uma máquina infernal no seu tempo, tendo ganho logo a corrida de estreia, o Grand Prix de Lyon de 1924, a prova que contava para o que podemos considerar o campeonato de Fórmula 1 da época. Depois desta entrada com o pé direito, seguiram-se mais de 2500 vitórias e lugares no pódio ao longo dos 10 anos seguintes, tornando-se no modelo de competição com mais sucesso da história.

O Type 35 de aniversário foi construído na realidade a uma escala de 75% (o que reduz o comprimento para apenas 2,76 metros) e é eléctrico, em vez de recorrer ao oito cilindros em linha atmosférico com dois litros de capacidade e 90 cv, que depois evoluiu para 135 cv no Type 35B, recorrendo a um turbocompressor e a um incremento de cilindrada para 2262 cc. Este Baby II Centenary Edition vai recorrer a um motor eléctrico com apenas 14 cv, alimentado por uma bateria com somente 2,8 kWh de capacidade, o que permitiria atingir uma velocidade longe da conseguida pelo F1 da época, mas ainda assim de 68 km/h.

As seis unidades a produzir pela The Little Car Company, enquanto cópia perfeita e à escala do Type 35 original, estão desde já todas vendidas, com “extrema atenção ao detalhe”, conforme revela o director-geral da Bugatti International, Wiebke Stähl. A marca francesa de hiperdesportivos propõe o seu mais recente “brinquedo” por cerca de 78.000€, uma verdadeira pechincha face aos quase 2 milhões de euros exigidos por um modelo do F1 da Bugatti de 1924 à escala 1:1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR