Scarlett Johansson acusou a empresa OpenAI de ter utilizado uma voz “assustadoramente semelhante” à sua numa nova funcionalidade que incorporou no ChatGPT, na semana passada, para ‘falar’ com os utilizadores. Em comunicado, a atriz mostrou-se “chocada” com as semelhanças com “Sky”, o nome da voz usada pelo modelo da startup norte-americana, indicando que nem os seus “amigos mais próximos”, nem os “meios de comunicação social” conseguiram identificar diferenças.

Na nota, divulgada esta segunda-feira à noite e citada pelo The Guardian, Scarlett Johansson disse que recebeu uma proposta de Sam Altman, CEO da OpenAI, em setembro de 2023, para dar voz à nova funcionalidade, uma oferta que recusou “por motivos pessoais”. “[Altman] disse-me que sentia que, ao dar a minha voz ao sistema, poderia fazer a ponte entre as empresas tecnológicas e os criativos e ajudar os consumidores a sentirem-se confortáveis com as alterações sísmicas relacionadas com os humanos e a inteligência artificial. Disse que a minha voz seria reconfortante para as pessoas”, afirmou a atriz de 39 anos, conhecida por participar em filmes como Marriage Story e Lucy.

De seguida, Johansson revelou que, dois dias antes da apresentação do novo modelo da OpenAI, o GPT-4.0, Sam Altman contactou o seu agente para que reconsiderasse a proposta. “Antes de pudéssemos entrar em contacto, o sistema foi divulgado”, avançou no comunicado, em que acusa o líder da startup norte-americana de ter “insinuado que a semelhança era intencional”.

OpenAI lança modelo GPT-4o que vai estar disponível gratuitamente. E ChatGPT ganha nova aplicação para computador

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia do lançamento do GPT-4.0, Sam Altman fez uma publicação na plataforma X, antigo Twitter, com apenas uma palavra: “Her”. Scarlett Johansson defendeu que se trata de uma referência ao filme Her — Uma História de Amor, onde deu voz a um modelo de inteligência artificial, chamado Samantha, pelo qual o protagonista, interpretado por Joaquin Phoenix, se apaixona.

A terminar o comunicado, a atriz indicou que os seus advogados contactaram a OpenAI, que “acordou relutantemente desativar a voz ‘Sky'”. A empresa já veio negar que tenha tentado copiar a sua voz: “A voz da Sky não é a de Scarlett Johansson e nunca pretendemos que fosse parecida com a dela.”

Numa nota partilhada com a BBC, a OpenAI disse que “o ator por detrás da voz de Sky” foi escolhido “antes de qualquer contacto com Johansson”. “Por respeito a Scarlett Johansson, deixámos de utilizar a voz da Sky nos nossos produtos. Pedimos desculpa por não termos comunicado melhor”, acrescentou, antes de indicar que o processo de escolha da voz demorou “cinco meses” e envolveu vários atores, cujos nomes não foram divulgados por questões de privacidade.