Chegaram a dizer que renovava com o Real Madrid, chegaram a dizer que ia para a Arábia Saudita, chegaram a dizer que ainda não tinha decisões tomadas. Erraram todos: Toni Kroos anunciou esta terça-feira que vai terminar a carreira depois do Euro 2024, deixando os merengues e o futebol e despedindo-se dos relvados após a última grande competição com a Alemanha.
O internacional alemão comunicou a decisão através do próprio podcast, mas também com uma carta publicada nas redes sociais. “17 de julho de 2014, o dia da minha apresentação no Real Madrid, o dia que mudou a minha vida. A minha vida como jogador, mas sobretudo como pessoa. Foi o início de uma nova vida no maior clube do mundo. Hoje, dez anos depois, no final da temporada, esta vida chega ao seu fim”, começa por referir o médio de 34 anos, que ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund.
“Nunca irei esquecer esta década tão apaixonadamente bem sucedida! Quero agradecer de forma muito especial ao presidente Florentino Pérez, ao clube e a todos os que me receberam de coração aberto e confiaram em mim. Mas sobretudo quero agradecer-vos, queridos madridistas, pelo vosso carinho e o vosso apoio desde o primeiro dia até ao último. Ao mesmo tempo, esta decisão significa que a minha carreira como jogador no ativo vai terminar este verão depois do Campeonato da Europa. Como sempre disse, o Real Madrid é e será o meu último clube”, acrescenta, antes de deixar um último recado.
[Já saiu o segundo episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio.]
“Hoje estou feliz e orgulhoso por ter encontrado na minha cabeça e no meu coração o momento adequado para esta decisão. A minha ambição sempre foi terminar a carreira ao mais alto nível. A partir deste momento, a minha cabeça só tem um pensamento principal e nada me vai afastar dele: pela 15.ª!!! Hala Madrid e mais nada!”, termina, manifestando a intenção de voltar a conquistar a Liga dos Campeões.
???????? @ToniKroos ????????#Kroos2024 pic.twitter.com/JcJcFWcf06
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) June 21, 2023
Toni Greifswald, no norte da Alemanha, e realizou grande parte da formação no Bayern Munique. Estreou-se pela equipa principal dos bávaros em 2007, ainda passou uma temporada emprestado ao Bayer Leverkusen, mas acabou mesmo por conquistar a titularidade em Munique: conquistou a Bundesliga em três ocasiões e ganhou três Taças da Alemanha, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça da Alemanha, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes.
Chegou ao Real Madrid em 2014, num verão em que os merengues também contrataram Chicharito e James Rodríguez, e fez parte da geração que dominou o futebol europeu. Na última década, Kroos juntou quatro Campeonatos, quatro Ligas dos Campeões, uma Taça do Rei, quatro Supertaças de Espanha, três Supertaças Europeias e cinco Mundiais de Clubes ao próprio palmarés. Com a Alemanha, onde já conta com mais de 100 internacionalizações, conquistou o Mundial 2014 e ficou no terceiro lugar do Mundial 2010.
Matthäus critica Kroos: “Europeu foi dececionante, não conseguiu liderar a equipa”
Com o contrato com o Real Madrid a terminar no final da temporada, Kroos chegou a ser associado a uma renovação de um ano, tal como tinha feito em conjunto com Modric no fim da época passada. Mais improváveis eram os rumores de que poderia rumar à Arábia Saudita, já que o médio alemão sempre manifestou a intenção de terminar a carreira nos merengues. Assim, e depois de ter decidido voltar à seleção alemã para participar no Euro 2024 — após ter anunciado o adeus ao futebol internacional na sequência do Euro 2020 –, vai despedir-se definitivamente dos relvados.