Esta terça-feira falamos do procurador do Tribunal Penal Internacional que anunciou ontem que solicitou a emissão de mandados de captura contra o primeiro ministro de Israel e o seu ministro da defesa, assim como contra três líderes do Hamas. É uma decisão que suscitou reações fortes na região, em especial em Israel, onde tudo indica que acabou por fortalecer a posição de Benjamin Netanyahu. Os Estados Unidos, o Reino Unido e outros países europeus também condenaram a decisão e o receio de muitos é que agora o caminho para um cessar-fogo negociado fique ainda mais difícil. Não é a primeira vez que uma decisão daquele tribunal gera polémica, pelo que no Contra-Corrente de hoje queremos debater não apenas a bondade do anúncio de ontem como o papel de organismos como o TPI. De que forma podemos olhar para esta decisão do Tribunal Penal Internacional?

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR