Luís Montenegro é o político português que recolhe o maior número de avaliações positivas neste momento, segundo uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF. Dois meses depois de ter tomado posse, o primeiro-ministro tem o ‘selo de aprovação’ de 54% dos inquiridos, sendo que somente 34% lhe dão uma avaliação negativa.

A popularidade atual de Montenegro contrasta com o cenário que foi registado em outubro do ano passado, altura em que foi feita a última avaliação dos protagonistas políticos. Nessa época, António Costa ainda era primeiro-ministro e acumulava um ‘défice’ de 22 pontos. Porém, o líder do PSD tinha um saldo negativo ainda maior, de 33 pontos.

Neste momento, o atual primeiro-ministro regista avaliações positivas em todos os segmentos da amostra, desde o género à idade ou classe social. Mas existem diferenças no grau de popularidade. O saldo positivo é, por exemplo, maior a Norte (31 pontos) do que nas regiões a sul do país, sobretudo Lisboa (12 pontos). Os mais velhos (com mais de 50 anos) também mostraram gostar mais de Montenegro do que os mais novos (dos 18 aos 49 anos).

Em confronto direto com Pedro Nuno Santos, que tem um saldo positivo de três pontos na sua avaliação, também é Luís Montenegro que leva vantagem. Os inquiridos mostraram ter mais confiança no primeiro-ministro para chefiar o governo do que no líder do PS (40% contra 28%).

Além disso, os portugueses indicaram André Ventura como a principal figura da oposição (43%) ao invés do secretário-geral dos socialistas (36%). Ainda assim, a sondagem detalha que o presidente do Chega é o político português com pior avaliação (62% dão-lhe nota negativa).

A sondagem divulgada este domingo foi realizada com base em 801 entrevistas efetivas (376 homens e 425 mulheres) a cidadãos residentes em Portugal com mais de 18 anos. O trabalho de campo decorreu entre 17 e 22 de maio, com uma taxa de resposta de 74,82% e um intervalo de confiança de 95% (a margem de erro máxima é de cerca de 3,5%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR