A Hyundai está apostada em participar activamente na democratização dos veículos eléctricos por essa Europa fora, o que passa por juntar aos modelos espaçosos e potentes outros mais pequenos, para se tornarem mais baratos e, por isso mesmo, acessíveis à maioria. Depois dos Ioniq 5 e 6, os eléctricos da marca mais generosos em potência, autonomia, dimensões e, claro está, em preço, a Hyundai prepara-se para lançar no Velho Continente o seu primeiro eléctrico do segmento A, os mais pequenos e baratos do mercado.
A base para esta nova proposta, que o construtor sul-coreano baptizou Inster, é similar em dimensões e aspecto a um modelo que existe no mercado doméstico da Hyundai desde 2021, denominado Casper. O Inster é ligeiramente maior e, a avaliar pelas primeiras fotos, adopta linhas mais modernas, algures entre um hatchback mais alto e um SUV mais baixo, ou seja, um veículo estilo crossover com a filosofia e dimensões próximas do Dacia Spring.
Mas, ao contrário do Spring e dos outros pequenos eléctricos baratos que deverão chegar ao mercado entre 2024 e 2025 (ë-C3 e R5), todos eles propostos abaixo da fasquia dos 20.000€ e assegurando uma autonomia em WLTP de pouco mais de 200 km, a Hyundai aponta mais acima, anunciando uma autonomia de 355 km, tornando o Inster mais versátil e mais interessante para um muito maior número de clientes. Isto caso o seu preço seja igualmente competitivo.
O novo Inster tem a estreia global agendada para o final de Junho, na Coreia do Sul, mais especificamente no Salão Internacional de Mobilidade de Busan, altura em que deverão ser reveladas as formas totais do veículo, bem como as características técnicas e, como não podia deixar de ser, o preço.