Como seria de esperar, Fernando Pimenta chegou aos Europeus de Szeged, na Hungria, como principal candidato a lutar pelas medalhas nas provas que iria disputar. Cada vez mais próximo da 150.ª medalha da carreira, o atleta português mais medalhado de sempre começou com a prata em K1 500 metros, distância que está longe de ser a sua preferida.

Os bons indicadores começaram com tons de prata: Fernando Pimenta sagra-se vice-campeão de K1 500 nos Europeus

Ainda assim, o estatuto de vice-campeão da Europa não chegou para “matar” a fome daquele que só ficará saciado quando for o melhor dos melhores. “Estou satisfeito, mas não 100% contente como contava. É mais uma medalha para o palmarés, para Portugal e os portugueses. Não estou apenas eu a competir, temos os mais novos a ter bons desempenhos, com possibilidades de surpreender algumas das tripulações. Vou dar o meu melhor por Portugal e pelos portugueses para levar daqui boas sensações e bons indicadores”, afirmou o canoísta de Ponta de Lima em declarações à agência Lusa, garantindo que ainda não está no pico de forma e que o objetivo da época são os Jogos Olímpicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi desta forma que Fernando Pimenta chegou à final de K1 1000 metros, prova que é distância olímpica e na qual é o atual campeão do mundo. Ainda assim, a luta pelo ouro não parecia ser fácil, com o húngaro Balint Kopasz, atual detentor do recorde do mundo, campeão olímpico e campeão europeu em 2022, a assumir-se como o principal favorito.

Um objetivo de vida com nova medalha na carreira: Pimenta sagra-se campeão mundial em K1 1.000 e apura-se para os Jogos de Paris

A ocupar a pista número quatro, Pimenta teve um bom arranque e colocou-se, desde logo, lado a lado com Kopasz. A luta foi praticamente proa com proa, com vantagem de três décimos para o húngaro a meio da prova. Na parte final da prova, Kopasz acabou por conseguir distanciar-se do português, controlou a vantagem e garantiu o ouro. Na pista nove, Aleh Yurenia viria a surpreender tudo e todos, ficou com a prata, com Pimenta a remeter-se ao bronze, a sua segunda medalha nestes Europeus e a terceira de Portugal, já que Iago Bebiano e Kevin Santos conseguiram o ouro no K2 200 metros.