A Volkswagen tem dos sistemas de software menos interessantes do momento, o que é particularmente grave uma vez que este é um dos aspectos mais valorizados pelos clientes, especialmente os que adquirem modelos a bateria. Mas esta realidade está em vias de ser alterada, pois o construtor alemão introduziu já a Inteligência Artificial (IA), através do sistema ChatGPT, nos seus principais modelos.
Segundo a marca, o primeiro lote de veículos que vão usufruir da adopção do ChatGPT integra os modelos eléctricos da família ID, designadamente os ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7, além do ID. Buzz. Mas a estes modelos a bateria vão juntar-se alguns dos best-sellers da Volkswagen, do Golf ao Passat, passando pelo Tiguan. E o construtor garante que todas as questões serão “apagadas”, para evitar incumprimentos relativos à privacidade de dados.
Há meses que a marca tinha anunciado que pretendia melhorar o seu sistema de ajuda ao condutor com recurso à IA, que agora passa a estar disponível graças ao ChatGPT. O condutor, através do IDA (assistente de voz), tem apenas de perguntar o que quer que seja, de navegar para determinado ponto a qual é a distância que o separa do destino, ou por quanto venceu a selecção portuguesa a turca. E também não fica sem resposta quando solicita até mesmo dados mais complexos, como qual é o PIB nacional face ao turco ou qual é a inflação nacional face à do mais recente rival no Euro 2024.