Os imperadores do Japão estão em visita de estado ao Reino Unido e na noite de terça-feira decorreu o tradicional banquete no Palácio de Buckingham. Carlos III terá começado e terminado o seu discurso em japonês, segundo relata o Telegraph, e Camila usou uma tiara de grande simbolismo na família real e com as cores do Japão. Houve referências a figuras de animação japonesas nos discursos, como o Pokémon e a Hello Kitty, e o menu incluiu peixe da Cornualha. A viagem oficial dos imperadores do Japão decorre entre 25 e 27 de junho, contudo Naruhito e Masako já chegaram ao Reino Unido no passado sábado dia 22. Tanto os primeiros dias desta viagem como o último se destinam a afazeres privados.

As joias com história

A rainha Camila escolheu usar a tiara de Rubis Birmaneses, uma joia especial para a Rainha Isabel II, e com cores que prestam homenagem à bandeira japonesa. Em 1947 a então princesa herdeira Isabel recebeu de presente de casamento do povo da Birmânia 96 rubis, mas só em 1973 recorreu à casa Garrard, joalheiro da coroa durante décadas, para criar esta tiara a partir das pedras. É uma das muito poucas tiaras que a Rainha mandou fazer para si. “Os 96 rubis são um gesto simbólico, já que os rubis na cultura birmanesa protegem das doenças e da maldade, neste caso protegem a utilizadora das 96 doenças que podem afligir os humanos”, explicou a joalheira numa nota citada pela revista Town & Country. “Os rubis e os diamantes estão montados numa série de motivos em forma de rosa inspirados pela rosa Tudor, símbolo heráldico da Grã-Bretanha.” A rainha já tinha usado esta joia no ano passado no banquete oferecido a propósito da visita do Presidente da Coreia.

Camila estreou uma nova ordem familiar do Rei, uma pregadeira com a fotografia de Carlos III que é usada por membros femininos para demonstrar a sua importância na família. A rainha usou também uma ordem familiar de Isabel II com a fotografia da anterior monarca. O vestido branco em crepe de seda bordado foi uma criação de Fiona Clare.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imperatriz Masako usou também uma tiara com valor muito especial. A tiara imperial de crisântemos, a flor que é o símbolo da monarquia japonesa, é uma joia que só as imperatrizes têm usado. A duquesa de Edimburgo, Sophie, optou por um vestido num luminoso tom de verde e pela tiara Flor de Lótus. Uma joia que também faz referência ao oriente e sobre a qual se falou nos últimos anos, quando Kate Middleton a usou num banquete em honra do Presidente da China.

Imperador do Japão visita Carlos III. O reencontro de dois descendentes de nações que já foram inimigas e aliadas

Os sabores e sons do jantar

O menu contou com lagostins escoceses escalfados num ninho de pepino e mousse de manjericão e consumé de tomate gelado para entrada. Filete de pregado da Cornualha com manteiga de ervas envolvido em alface e molho de creme azedo. Os convidados contaram ainda com uma seleção de vegetais de verão, croquetes de creme de batata e espinafre, salada de feijão verde e ovos de codorniz. A sobremesa servida foi uma “bomba de gelado”, composta por sorvete de pêssego sobre pêssegos comprimidos, detalha a T&C.

A banda sonora do jantar foi garantida por um quarteto de cordas da Royal College of Music. A decoração contou com arranjos de flores colhidas em casa, ou seja, rosas dos jardins de Buckingham e do Castelo de Windsor, e ainda árvores de ácer que serão conhecidas no Japão.

Horas antes do banquete, a casa real britânica divulgou um vídeo com os preparativos e a supervisão dos reis Carlos e Camila.

Discursos com animação e memórias

Carlos III fez um discurso bem disposto e falou “das profundas raízes” que unem os dois países e da importância de um futuro estável para as gerações futuras. “É a apoiar todos estes esforços partilhados que estão os laços duradouros entre os nossos povos que transcendem a geografia, e isso não significa apenas o quanto gostamos de chá e de falar sobre o tempo”, gracejou. Ficaram ainda referências à cultura popular japonesa.

O Rei usou a história para fazer uma ponte com a cultura japonesa. Lembrou que quando Naruhito esteve instalado no Reino Unido e foi convidado da família real no Castelo de Balmoral pescaram juntos. “Só tenho pena de relatar que não tive melhor sorte nas tentativas mais recentes de pesca”, disse. “A frase de Pokémon ‘tenho que os apanhar todos’ pode ressoar melhor com os meus netos, mas para mim é, talvez, uma aspiração”, terminou o Rei.

Antes do banquete o soberano terá mencionado também em jeito de discurso um outro ícone japonês bem conhecido por todo o mundo: Hello Kitty. “Foi um prazer conhecer as histórias britânicas por trás de certos ícones culturais japoneses”, disse Carlos III, citado na revista T&C.  “Talvez me permitam mencionar uma figura em particular que completa cinquenta anos este ano, criada num subúrbio de Londres com sua irmã gémea, uma empreendedora que vale milhares de milhões de dólares e, acima de tudo isso, embaixadora para as crianças da U.N.I.C.E.F. Então só posso desejar um feliz aniversário à… Hello Kitty!”

O Imperador Naruhito também discursou. Aproveitou a oportunidade para prestar homenagem à Rainha Isabel II e mencionou o período na década de 1980 em que esteve a viver no Reino Unido para estudar em Oxford e foi acolhido pela soberana. Foi, na verdade, a anterior monarca que lhe fez o convite para esta visita de estado, que estava prevista para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19. O Imperador mencionou o “triste período durante o qual a relação de amizade entre os dois países sofreu”, sublinhando ainda que atualmente “as relações bilaterais nunca foram tão robustas”.

Quem esteve entre os 150 convidados

Além dos reis e dos imperadores, estiveram neste banquete outros membros da família real como o príncipe William, os duques de Edimburgo e os duques de Gloucester. A princesa Ana não esteve presente por estar internada a recuperar de um acidente que sofreu no passado domingo. Quanto à princesa de Gales, está a fazer um lento e cauteloso regresso à vida pública, por ainda continuar os seus tratamentos de quimioterapia.

Este banquete teve cerca de 150 convidados e foi possível ver algumas caras conhecidas, como por exemplo o primeiro ministro Rishi Sunak e o líder da oposição, Keir Starmer, ambos acompanhados pelas mulheres, e candidatos às eleições gerais do próximo dia 4 de julho. Os dois políticos voltam a ver-se na noite desta quarta-feira, para se enfrentarem num debate. O músico Andrew Llloyd Webber também esteve entre os convidados, assim como youtuber britânico Chris Broad, que usa o nome “Abroad in Japan”; e ainda o chef Miho Sato, que cresceu no Japão e atualmente é sushi chef no restaurante japonês de topo em Londres, The Aubrey.

As histórias do guarda-joias da rainha: os diamantes são eternos e as pedras vieram de todo o mundo