A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, diz que estão a aumentar os casos registados de Covid-19, embora a um ritmo inferior ao que aconteceu no verão do ano passado. A Direção-Geral da Saúde recomenda, por isso, o uso da máscara e distanciamento social em caso de sintomas (tal como noutras infeções por vírus respiratórios).
“Aquilo que temos visto ao longo das últimas três semanas é que existe realmente um aumento da incidência de infeções por Covid-19. É um aumento que, apesar de ser identificado, é inferior àquele que aconteceu o ano passado, todos se recordam, durante o verão”, afirmou Rita Sá Machado, aos jornalistas, em declarações transmitidas pela SIC Notícias.
A Direção-Geral da Saúde aconselha o uso da máscara assim como distanciamento físico nos casos em que há sintomas — “boas práticas”, que, recomenda Rita Sá Machado, devem ser mantidas perante a Covid-19 e outros vírus respiratórios.
“Aquilo que nós aqui recomendamos é a questão de, se tiver algum tipo de sintomatologia, fazer a sua utilização da máscara, também evitar e fazer algum distanciamento físico. É muito importante continuarmos sempre com estas boas práticas, quer seja para a Covid-19, quer seja para um vírus respiratório de outra natureza, gripe, entre outros”, acrescentou.
Segundo a informação que consta no site da DGS, e cuja última atualização foi a 11 de outubro de 2023, os sintomas mais frequentes continuam a ser febre, tosse, dores musculares, dificuldade respiratória ou falta de ar, perda total ou parcial do olfato e do paladar, diarreia, náuseas/vómitos, dor de garganta, rinorreia e/ou congestão nasal e fadiga.