290kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

DGS

Coronavírus

Vacinação só para crianças com doença ou indicação

A DGS reiterou que a vacinação de crianças com idades entre os 12 e os 15 anos tem de ter indicação médica, não bastando vontade dos pais. Esclarecimento contraria o que Marcelo disse no sábado.
Governo

Marques Mendes: quatro ministros estarão de saída

184
Ministros Tiago Brandão Rodrigues, Marta Temido, Ana Mendes Godinho, Pedro Nuno Santos e Alexandra Leitão não deverão fazer parte da lista dos que estão de saída, segundo disse o comentador político.
Coronavírus

DGS. 38 concelhos no nível de risco e 98 em alerta /premium

154
Sines é o concelho com maior incidência cumulativa, com 1.364 novos casos por 100 mil habitantes. O Algarve continua a ser a região com mais concelhos de incidência muito elevada. Veja o mapa.
Coronavírus

Portugal sai do vermelho, R(t) abaixo de 1

209
Descida do índice de transmissibilidade permite ao país sair da zona vermelha da matriz. Todas as regiões de Portugal continental registaram mortes nas últimas 24 horas.
Coronavírus

Mulheres jovens tomam Janssen com consentimento /premium

561
Após descartar essa possibilidade em maio, a task force permite agora que mulheres com menos 50 anos tomem a vacina da Janssen desde que assinem consentimento. DGS não recomenda, mas não proíbe.
Resposta Pronta

"É o tempo de uma resposta" no reforço da saúde

616
Depois do anúncio de novas medidas pelo Governo, José Manuel Pureza pede mais esforços ao executivo de António Costa. O deputado bloquista pede um reforço a vários níveis no SNS.
Resposta Pronta

"Ainda falta o mais lento, que é a DGS"

Ana Rita Bessa elogia medidas anunciadas pelo Governo. Mas a deputada centrista critica o silêncio da DGS sobre as regras do isolamento profilático e a vacinação dos menores de 16 anos.
Noticiário

9h. CDS quer decisão sobre vacinas dos mais jovens

Ana Rita Bessa pede diretrizes claras para vacinação dos mais jovens e isolamento de vacinados. Bloco de Esquerde pede responsabilidade do governo e reforço da saúde pública
Coronavírus

DGS. Metade dos novos casos têm menos de 30 anos

382
Houve 3.009 novos casos de infeção e 10 mortes relacionadas com o coronavírus. Os internamentos subiram para 954, dos quais 208 nos cuidados intensivos.
Coronavírus

DGS. Média de casos a descer desde sexta-feira

Houve mais 1.100 casos do que no dia anterior, mas menos 900 do que há uma semana. As mortes voltaram a subir para 13, mais de metade homens e a maioria acima dos 80 anos. R(t) desce para 1,01.
Coronavírus

DGS. Dois terços de novos casos abaixo dos 40 anos

845
Dos 2.316 novos casos de infeção, 40% estão no Norte e 36% na região de Lisboa e Vale do Tejo. Entre os 6 óbitos, 3 tinham mais de 80 anos e 5 eram homens. Grupo com mais casos dos 20 aos 29 anos.
Coronavírus

96% das pessoas com 80 completamente vacinadas - como aconteceu

Segundo o balanço desta terça-feira, os internamentos são atualmente 928 — mais nove que na segunda-feira —, dos quais 200 em cuidados intensivos — mais dois desde o último boletim.
Coronavírus

DGS. Mais 84 internamentos em dois dias

287
Esta segunda, registaram-se mais 1.610 novos casos de infeção e 9 mortes por Covid, mas 1.800 recuperaram da doença. Os internamentos ultrapassaram os 900 e os cuidados intensivos estão perto de 200.
Coronavírus

Boletim: menos casos, mas internamentos disparam /premium

728
Número de pessoas internadas e em cuidados intensivos continua a aumentar e a aproximar-se das linhas vermelhas. Desde o início do mês, há mais 370 hospitalizados e mais 80 em UCI. Novos casos caem.
Noticiário

8h. Cuidados intensivos atingem valor crítico

De acordo com o relatório semanal de linhas vermelhas da DGS e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, 70% das 255 camas já estão ocupadas. Variante Delta continua a predominar no país.
Coronavírus

Concelhos com maior incidência no Algarve /premium

Os dados de incidência a 14 dias revelam que 119 concelhos do país estão acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes. A área metropolitana do Porto cresce na incidência, a de Lisboa estabiliza.
Cultura

Incompetência ou opacidade? /premium

161
O primeiro evento-piloto na cultura foi há 3 meses e não há resultados. Ou se deve a incompetência. Ou deve-se à falta de vontade para divulgar os resultados. Até quando se pode tolerar este silêncio?
DGS

Menores de 16 anos. Parecer contra vacinação geral /premium

Seguindo parcialmente o exemplo do Reino Unido, comissão técnica aconselha DGS a não vacinar todos os jovens dos 12 até aos 16 anos. DGS vai analisar. Governo deverá tomar decisão até fim de julho.
Coronavírus

Boletim DGS. Internamentos acima dos 800

553
Todos os indicadores no boletim da DGS crescem este domingo. Internamentos ultrapassam fasquia dos 800 e número de casos ativos em Portugal aproxima-se dos 52 mil.
Pandemia

Sem ponta por onde se lhe pegue

1944
A Covid-19 contribuiu apenas numa pequena percentagem, menos de 2,9%, para a mortalidade diária geral em Portugal nesta primeira quinzena de julho.
Coronavírus

Número mais elevado ao sábado desde 6 de fevereiro /premium

Número de casos está pelo quarto dia acima dos três mil, mas internamentos em enfermaria e cuidados intensivos mantêm alguma estabilidade. Os números do boletim da DGS deste sábado.
Coronavírus

DGS. Incidência no Porto próxima da de Lisboa /premium

As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto têm grande parte dos seus concelhos com incidência elevada, mas os concelhos com maior incidência estão no Algarve.
Coronavírus

Maior número de casos ativos desde 11 março

Em 24 horas, ficaram ocupadas mais 40 camas dedicadas a doentes Covid-19. Com mais 3.641 casos confirmados na quarta-feira, o número de casos ativos passou a ser de 48.476.
Serviço Nacional de Saúde

Onde estão os doentes invisíveis nesta pandemia? 

125
Assim se repete o triste fado: só está a haver resposta para os doentes Covid porque se deixam milhares de outros doentes para trás, numa clara falha do nosso Estado social central.
E o vencedor é...

É caso para dizer: "Ao 'Estado' a que isto chegou"

"São só tropeções nos pés". O que depende do Ministério, da DGS e das autoridades de saúde falha. Nota positiva, mais uma vez, para a "liderança absoluta" de Gouveia e Melo ao comando da task force.
Pandemia

A lista /premium

1033
Na semana passada tocou a mim e à minha família ter o prazer de presenciar em primeira mão os horrores da administração pública pastoreada pelos socialistas.
Democracia

A pandemia da intolerância religiosa

470
A vida das pessoas de Óbidos fica em suspenso, sujeita a uma autoridade que se tornou superior a outras autoridades, que se viu revestida de um poder discricionário nunca antes visto numa democracia.
Pandemia

Efeitos das medidas sanitárias nas escolas

974
Não faz nenhum sentido que os peritos em saúde mental tenham vindo a ser ignorados, a não ser quando é preciso perguntar-lhes como fazer as pessoas aderir ainda mais às regras estabelecidas.
Coronavírus

42% dos portugueses já tem a vacinação completa

Lisboa continua abaixo da percentagem a nível nacional, mas já é a região com mais doses da vacina administradas e está a recuperar. Vacinação completa acelera nas pessoas entre 59 e 70 anos.
Coronavírus

Grávidas incluídas na vacinação contra Covid-19

A norma da DGS prevê a inclusão das grávidas a partir dos 16 anos e 21 semanas de gestação. Além disso, a norma prevê a antecipação da vacinação em situações específicas, como viagens urgentes.
Coronavírus

Boletim DGS: internamentos acima dos 700

O número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses subiu para 729, valor mais alto desde março. Incidência já passa dos 300 casos por 100 mil habitantes.
Coronavírus

PR fez "reparo pertinente" e DGS estuda isolamento /premium

Graça Freitas considera que, "na incerteza", se deve optar pela "prevenção". A diretora-geral da Saúde esclareceu que apenas 0,1% dos totalmente vacinados adoeceram.
Coronavírus

70% da população adulta vacinada com uma dose

A meta de ter 70% da população adulta vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose foi atingida na sexta-feira, anunciou o Governo. O objetivo era cumprir meta até ao verão.
Coronavírus

Não havia uma semana com tantas mortes desde abril

619
Há quatro dias consecutivos que os novos casos de contágio estão acima dos três mil, a região de Lisboa continua a liderar novas infeções mas o Porto subiu nas últimas 24 horas.
Coronavírus

Restaurantes: não é preciso teste para ir ao WC

1205
Esta é uma das exceções às novas restrições decretadas pelo Governo que constam da Resolução do Conselho de Ministros destinada aos restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado.
Coronavírus

DGS. Algarve, onde a pandemia mais se agravou /premium

Dos 20 concelhos que tiveram o maior aumento na incidência na última semana, 7 estão localizados na região do Algarve. Concelhos da região de Lisboa estão acima dos 240 casos por 100 mil habitantes.
Noticiário

15h. 3.194 novos casos de Covid-19

Terceiro dia consecutivo acima dos três mil novos casos. Registam-se também sete mortes por causa da doença, segundo indica o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.
Coronavírus

9 mortes e mais de 3.000 casos pelo 2.º dia /premium

Nove mortes e segundo dia consecutivo com mais de 3.000 casos (não acontecia há 5 meses). Quase 42 mil pessoas estão infetadas em Portugal. Norte com mais de 900 casos, Algarve com mais de 300.
Noticiário

14h. Segundo dia com mais de 3 mil novas infeções 

O boletim diário da DGS mostra que morreram nove pessoas nas últimas 24 horas. Foram registados 3.269 novos casos. Lisboa e Vale do Tejo concentra quase metade das novas infeções.
Coronavírus

Fila no seu centro de vacinação? Este site diz-lhe

Uma nova plataforma online, integrada no site da DGS sobre a Covid-19, informa o tempo médio de espera (em tempo real) pela administração da vacina em centros de vacinação.
Coronavírus

Pfizer pede aprovação de emergência da 3ª. dose - como aconteceu

Há 33 concelhos em risco muito elevado. O certificado digital passa a ser exigido em restaurantes ao fim-de-semana, mas só no interior. Autotestes vão ser permitidos à entrada de restaurantes e hotéis
Coronavírus

33 mil casos e 70 mortes na última semana de julho

O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença fez projeções sobre a evolução da pandemia. Para Portugal, estima-se cerca de 4.650 novos casos e 10 mortes por dia na última semana de julho.
Coronavírus

Autoagendamento disponível a partir dos 27 anos

O autoagendamento permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação.
Coronavírus

AML e Algarve têm concelhos com maior incidência /premium

A incidência cresceu de forma generalizada no país: há menos 29 concelhos abaixo da linha vermelha dos 120 casos por 100 mil habitantes e mais seis acima de 480, como Lisboa e 3 concelhos algarvios.
Coronavírus

País ainda mais "vermelho": 2.436 casos, 7 mortes  /premium

Segundo dia consecutivo com quase 2.500 casos. Lisboa e Vale do Tejo (1.371) continua a preocupar. Algarve com mais de 200 novas infeções. Morreram 7 pessoas e internamentos aumentam.
Coronavírus

Circulação após as 23h: proibição ou recomendação?

559
Já foi publicada a resolução do Conselho de Ministros relativa às novas medidas de contenção. Se circulação de e para AML é "proibida" em dadas horas, formulação para o recolher foi "suavizada".
Coronavírus

É seguro usar máscara durante o exercício físico

Usar máscara durante o exercício físico vigoroso não acarreta problemas de saúde para as pessoas saudáveis, mas pode ser desconfortável e diminuir o rendimento do treino, conclui equipa americana.
Coronavírus

Festival Neopop em Viana adiado para 2022

A organização explica que tudo fez para que pudesse levar o evento avante neste ano, mas não obteve qualquer resposta da DGS, entidade atualmente responsável pela autorização de eventos.
Coronavírus

Portugal perdeu o rasto à variante Delta em maio /premium

O Insa não recolheu amostras do vírus para análise numa fase de crescimento galopante da variante Delta. Porquê? Não era essa a estratégia. Durante semanas a variante disseminou-se sem vigilância.
Obesidade

Apelo a ação contra a obesidade infantil 

O período de tempo (cada vez maior) "a navegar" expõe a população continuamente à publicidade de alimentos, que em geral são pouco saudáveis", lê-se num comunicado da DGS.
Noticiário

8h.LVT com ocupação de 86% nos cuidados intensivos

Em Portugal a variante Delta é já dominante. De acordo com o relatório da DGS e do INSA, a região de Lisboa e Vale do Tejo tem uma taxa de ocupação de 86% nas unidades de cuidados intensivos.
Pandemia

Variante indiana: a culpa é de todos

754
Portugal é responsável pelo aumento e propagação da variante indiana, mas a União Europeia não está isenta de responsabilidades, porque continua a não decidir a uma só voz.
Coronavírus

Todos os concelhos da AML aumentam incidência

139
Toda a AML aumentou a taxa incidência na última semana. Lisboa aproxima-se do risco muito elevado e Porto entra no elevado. Albufeira regista forte subida e já tem 494 casos por 100 mil habitantes.
Coronavírus

Vacinação aberta disponível a partir dos 50 anos

Para serem vacinados nesta modalidade, os utentes devem dirigir-se ao centro de vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde, explica a task force.
Coronavírus

Há quatro meses que não havia tantos novos casos

Terceiro dia consecutivo acima dos mil casos. Só Lisboa e Vale do Tejo confirmou mais de mil casos num dia em que sobe o número de internados em cuidados intensivos, mas desce o de internamentos.
Fact Check

Covid fez 152 vítimas mortais em Portugal?

Acórdão de Tribunal Administrativo de Lisboa refere dados da DGS. O número é real, mas diz respeito a uma pequena fração do total de certidões de óbito por Covid no último ano e meio.
Pandemia

Lista de participantes na marcha LGBTI+ de Lisboa?

Em qualquer país democrático, civilizado e respeitando o mais basilar princípio constitucional da liberdade individual, esta regra imposta por parte da DGS ultrapassa todos os limites do razoável.
Coronavírus

Lisboa está mais atrasada na vacinação completa

Na última semana, houve aumento substancial na vacinação completa na faixa etária entre os 50 e os 64 anos. No Alentejo e no Centro, mais de metade da população já recebeu pelo menos uma dose.
Coronavírus

Há 306 surtos ativos em Portugal continental

Mais de metade dos surtos de Covid-19 ativos concentra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (203) mais 35 do que os registados em 14 de junho. A região Norte regista 49 surtos, mais 19.
Coronavírus

Portugal na zona vermelha da matriz de risco

Todas as três mortes e mais de 64% dos casos são em Lisboa. Casos ativos estão acima dos 28 mil pelo segundo dia consecutivo, o que não acontecia desde final de março.
Coronavírus

Maior número de casos ativos desde 26 de março

143
Número de casos ativos de Covi-19 sobe há 12 dias e é já o maior em três meses. Registo de internados aproxima-se de valores de abril e cuidados intensivos continuam próximos dos 100 doentes.
Vacinas

AstraZeneca.Vacinados devem esperar por contacto

Intervalo entre a toma das duas doses da vacina da AstraZeneca foi encurtado de 12 para oito semanas. 'Task force' diz que "o plano de vacinação está a ser adaptado".
Coronavírus

Incidência e transmissão cresce em todo o país /premium

A região LVT apresenta a maior incidência de casos e o maior índice de transmissibilidade. A continuar assim pode passar uma das linhas vermelhas em 15 dias. A variante Delta está estabelecida em LVT.
Coronavírus

Incidência em Lisboa é 3 vezes superior à do Porto /premium

Os concelhos mais populosos da Área Metropolitana de Lisboa têm uma maior incidência do que os da Área Metropolitana do Porto. Odemira tem, desde 26 de maio, a maior incidência do continente.
Coronavírus

Incidência acima dos 100 casos/100 mil habitantes

O boletim da DGS permite ainda concluir que, pelo sexto dia consecutivo, o número de internados voltou a subir. Lisboa e Vale do Tejo concentra 66% dos novos casos.
Coronavírus

Perguntas e respostas: testes em festas e eventos /premium

Todos os eventos acima de um limite de participantes fora do agregado familiar vão exigir testes aos participantes, que, no futuro, podem ser substituídos pelo certificado verde digital.
Coronavírus

Intervalo entre doses da AstraZeneca reduzido

Todas as pessoas que tomaram a primeira dose devem agora tomar a segunda no prazo de oito semanas: da AstraZeneca, se tiverem mais de 60 anos, ou de mRNA, se tiverem menos de 60.
DGS

Uma cronologia da incompetência /premium

Quase 50 dias após eventos-piloto na Cultura, não há resultados. Mas há novas normas da DGS. Ingenuidade a nossa, a de acreditar que as orientações poderiam ser mais do que mera desorientação.
Coronavírus

Número de casos não era tão alto há quase 4 meses /premium

Na última vez em que o número de casos diários foi superior a 1.300 em Portugal, o país estava em estado de emergência e ainda a três semanas de desconfinar. Mas com menos mortos e internados.
Noticiário

8h. Covid-19. Testes para convidados em casamentos

Testes à Covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas. Testes também para eventos culturais e desportivos
Coronavírus

Testes em casamentos com mais de 10 convidados

2082
DGS recomenda testes para: eventos familiares com mais de 10 pessoas, o mesmo para os culturais e desportivos à porta fechada com 500 pessoas e empresas com 150 trabalhadores testam de 14 em 14 dias.
Coronavírus

Eventos-piloto: DGS assume demora nas conclusões

Os trabalhos de monitorização de casos de infeção estão ainda em conclusão. A demora não se deve a qualquer erro informático, como apontado por associações representativas do setor dos espetáculos.
Pandemia

Os sete pecados mortais da pandemia

A vacinação é, sem dúvida, a maior arma que temos neste momento, mas a qualquer momento, precisamente por causa das novas variantes, tudo poderá ser diferente.
Coronavírus

Concelhos da região de Lisboa aumentam incidência /premium

200
Lisboa travou o desconfinamento; Cascais, Sesimbra e Sintra entraram na lista de alerta; Odivelas e Barreiro estão prestes a entrar na lista e Amadora, Oeiras e Seixal também não estão longe disso.
Coronavírus

Os números da vacinação em Portugal: 23% vacinados /premium

Numa semana, 333 mil pessoas passaram a estar totalmente vacinadas em Portugal. 39% já receberam primeira dose, 23% receberam todas as doses. Há quase um milhão de vacinas por distribuir.
Coronavírus

Domingo com maior número de casos em três meses

260
Infeções sobem e mortos descem há três dias. Lisboa concentra 55% dos novos casos. Casos ativos estão acima dos 23 mil pelo quarto dia. Uma das vítimas mortais é uma mulher entre os 50 e os 59.
Coronavírus

Lisboa sobe casos e está em alerta com 5 concelhos /premium

A incidência cumulativa continua a subir em Lisboa e nos concelhos limítrofes, mas desceu no Porto. Ribeira Grande, nos Açores, Odemira e Golegã, são os três concelhos com maior incidência.
Pandemia

O Governo vive numa bolha /premium

126
Esqueçam os tratados de teoria política. Se vivem em Portugal, vendam-nos e substituam-nos por manuais de psiquiatria.
Liga dos Campeões

A bolha que não existiu

Como teria sido, se não tivéssemos planeado as bolhas sanitárias para os nossos amigos ingleses? Ainda bem que temos pessoas em Portugal que cumprem o plano na íntegra.
Resposta Pronta

Arraiais. "É penoso. Fernando Medina desistiu"

434
Bruno Horta Soares, candidato à autarquia, confirma a organização de um arraial da Iniciativa Liberal e denuncia "contradição" entre Fernando Medina e DGS. "É uma desconsideração pelas pessoas".
Coronavírus

DGS: "Tudo pode ser feito desde que com contenção"

595
A diretora-geral da Saúde disse que este não é o momento para "morrer na praia" e lembrou que o ano de 2020 também trouxe coisas boas: a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sempre.
Coronavírus

Vacinas em Portugal: 37% com 1 dose, 19% vacinados

O Alentejo e a região Centro são as mais adiantadas na vacinação: aí, uma em cada 4 pessoas está totalmente vacinada. Algarve mais atrasado. Ainda falta vacinar muitas pessoas com 60 a 79.
DGS

Champions. "Maior parte do evento correu bem"

A diretora-geral da Saúde revelou que, no âmbito da final da Liga dos Campeões, 5.600 pessoas fizeram testes à Covid-19. E disse que "incumprimentos" não são "passaporte" para desobedecer.
Coronavírus

A variante indiana mais do que quadruplicou /premium

Numa semana, passámos de 10 para 46 casos da variante indiana. Se for mais infecciosa que a inglesa pode vir a substituir aquela que agora é dominante. É mais prevalente que a variante de Manaus.
Desporto

Adeptos em recintos desportivos "muito brevemente"

João Paulo Rebelo espera que tal venha a acontecer em breve em todas as modalidades e em todos os escalões, algo que beneficiará os adeptos e o desporto. "O público merece estar nos espetáculos".
Coronavírus

Amadora, Cascais e Odivelas aumentam incidência /premium

Número de casos e R(t) crescem na região de Lisboa, mas o Porto mantém-se estável. O Alentejo é a região com o R(t) mais alto. Bragança está perto da linha vermelha e Vila do Bispo em risco de recuar.
Vacinas

Autogendamento para pessoas a partir dos 50 anos

A possibilidade de as pessoas acima dos 50 anos poderem fazer a sua marcação para toma da vacina ficou disponível pouco depois das 21h desta quinta-feira.
Coronavírus

Porque é que a vacina da J&J é para maiores de 50? /premium

A Agência Europeia do Medicamento diz que pode ser dada aos 18 anos. A farmacêutica diz que a maioria dos casos de coágulos aconteceram até aos 60 anos. Porque é que Portugal usou limite dos 50 anos?
Noticiário

5h.Vacinados internados com Covid-19? DGS não sabe

Direcção Geral da Saúde não está a controlar quantas pessoas são internadas, mesmo depois da toma da vacina. Os hospitais têm registo dos casos, mas números não são conhecidos.
Noticiário

1h. Meio milhão de doses administradas numa semana

Na ultima semana foram administradas mais de meio milhão de doses da vacina contra a Covid-19. 34% da população já recebeu pelo menos uma dose.
Coronavírus

Não se deixem influenciar pelos vizinhos

146
Não copiem o que está errado. Espanha está a cometer um grande erro de saúde pública e se copiarmos os espanhóis, vamos voltar a um cenário idêntico ao de dezembro.
Coronavírus

Lisboa vai ter mais testes e postos móveis

Para controlar o aumento de casos em Lisboa, Governo, autoridades de saúde e Câmara vão colocar postos móveis de testagem no Bairro Alto e Gare do Oriente. Haverá reforço da testagem nas escolas.
Coronavírus

Não são permitidos voluntários para tomar vacinas /premium

Ex-presidente do Infarmed e bastonário da Ordem dos Médicos estão contra o consentimento informado e acusam a DGS de ter medo de assumir responsabilidades. Task force confirma que a medida não avança.
Coronavírus

Boletim. R(t) e incidência continuam a subir /premium

Portugal volta a registar uma vítima mortal no início da semana. Desde o início do mês já morreram 44 pessoas infetadas com a Covid-19. Desde 12 de abril que não havia tantos casos numa segunda-feira.
Coronavírus

Lisboa. Concelhos podem recuar? "Se necessário..."

A propagação da pandemia tem acelerado na região de Lisboa e Vale do Tejo e o Governo não exclui intervenção mais restritiva em alguns concelhos. Não há certezas quanto a influência de festejos do Sporting.
Coronavírus

DGS. 20 casos associados aos festejos em Alvalade

1242
Número total de casos associados à comemoração pode ser superior ao reportado, mas este pode não ser suficientes para explicar na totalidade o agravamento da situação em Lisboa e Vale do Tejo.
Coronavírus

Ordem dos Médicos: Consentimento não é "ético"

220
A Ordem dos Médicos considera que o consentimento informado tem um "efeito perverso" na campanha de vacinação e acusa a DGS de "criar entraves" por não alargar a AstraZeneca a menores de 60 anos.
Coronavírus

Região LVT pode passar linhas vermelhas num mês /premium

499
Se as taxas de crescimento se mantiverem, a linha vermelha dos 120 casos por 100 mil habitantes em 14 dias será atingida em 2 a 4 meses no país e 1 a 2 meses na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Coronavírus

DGS. Concelho de Lisboa perto da linha vermelha /premium

1698
A linha está traçada nos 120 casos por 100 mil habitantes. Lisboa está quase lá, Fafe ultrapassa por uma unha negra. A tendência é para o aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Coronavírus

Há 8 meses que não havia tão poucas pessoas em UCI

Número de novos casos voltou a subir, tal como R(t) e incidência, o que faz com que o país esteja perto da zona amarela na matriz de risco. Mas os internamentos desceram. Há 55 pessoas em UCI.
Coronavírus

Autarca de Odemira refuta números da DGS 

O presidente da Câmara de Odemira contrapõe os números apresentados pela Direção-Geral da Saúde: "seriam de 235 casos por cada 100 mil habitantes" e não 287 por 100 mil habitantes.
Coronavírus

Plataforma de registo de autotestes está ativa

Todas as pessoas que realizam autoteste ao coronavírus devem registar o resultado na plataforma, mesmo se for negativo. Os resultados positivos ou inconclusivos devem também ligar à linha SNS24.
Saúde Pública

Pontos chave da pandemia

As vacinas podem ter mudado a história da pandemia, mas, só por si, não serão suficientes para a erradicar. A vacinação é muito importante, mas sozinha não resolve tudo.
Coronavírus

Portugal: 14% de pessoas vacinadas, 32% com 1 dose

Mais de 1 milhão e 400 mil pessoas (14% da população total) estão totalmente vacinadas em Portugal e mais de 3 milhões (32%) receberam a primeira dose. Centro e Alentejo são as regiões mais adiantadas.
Coronavírus

DGS. Duas mortes abaixo dos 50 anos

Em 24 horas registaram-se 386 novos casos, sobretudo na casa dos 20 anos, e duas mortes, nos Açores em Lisboa. Internamentos baixam. Não havia menos de 70 doentes em UCI desde 21 de setembro.
Coronavírus

Número de pessoas infetadas desce depois de 6 dias

Total de casos ativos aumentava há cinco dias consecutivos. Número de internados e cuidados intensivos continua estável, jovens até aos 19 anos com mais infeções que idosos com mais de 80 anos.
Sporting

Ingenuidade injustificada 

Não se entende a total falta de controlo por parte das autoridades e a ausência de uma planificação real pelos elementos da organização: Sporting, Câmara de Lisboa, claques, forças de segurança e DGS.
Pandemia

Covid-19: lições a recordar

Sendo a Direção-Geral da Saúde o organismo decisivo da ação estratégica no combate a graves situações como as pandemias, impõe-se que os partidos reflitam sobre os seus dirigentes.
DGS

DGS: parecer negativo a ecrã no exterior do Bessa

105
O Boavista comprometia-se a cumprir todas as regras de segurança, mas a DGS justificou o parecer com a possibilidade de o evento vir a estimular ajuntamentos de pessoas em plena pandemia.
Coronavírus

Castelo de Paiva, Montalegre e Odemira em risco /premium

Lamego não escapou ao recuo do desconfinamento por uma unha negra e Resende é o mais atrasado apesar de ter poucos casos ativos. Dos 12 concelhos em alerta, três estão em risco de andar para trás.
Coronavírus

Boletim DGS. Mais um dia sem mortes, o 2º de maio /premium

Em duas semanas de maio, este foi o segundo dia sem registo de qualquer morte por Covid-19 em Portugal. E o 4º sem mortes das últimas 3 semanas. Regiões com menos casos são Centro, Alentejo e Algarve.
Infeções

DGS apela para testes de VIH, hepatites e infeções

"A pandemia de Covid-19 afetou especialmente as populações mais vulneráveis. Os dados de 2020 revelaram um decréscimo no número de testes realizados à escala global". Estes testes são gratuitos.
Coronavírus

DGS. Quem foi aos festejos deve vigiar sintomas

A DGS aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da vitória do Sporting no campeonato de futebol a reduzir os contactos nos próximos 14 dias e estar atento a sintomas de Covid-19.
Coronavírus

Festejos do Sporting podem aumentar os casos? /premium

Jogo da Champions esteve na origem da tragédia em Itália, no início da pandemia. Agora sabe-se que já há alguma imunidade na população. Em duas semanas será possível perceber o impacto dos festejos.
Pandemia

O teste da vacinação /premium

O Governo, infelizmente, não possui um currículo promissor; antes pelo contrário. Se há quem tenha receio de uma «crise política», a verdade é que sem isso não haverá mudanças.
Pandemia

Covid-19: porque é que…?

201
Porque é que, em Portugal, políticos com elevadas responsabilidades culparam, declarada ou subrepticiamente, os Portugueses pela desastrosa evolução da pandemia no trimestre de dezembro a fevereiro?
Coronavírus

DGS. Menos 20 pessoas internadas com Covid-19

Nas últimas 24 horas foram registados mais 268 novos casos de infeção com o coronavírus e uma morte relacionada com a Covid-19. Nesse período, 661 recuperaram e 1.375 deixaram de estar em vigilância.
Coronavírus

Casos ativos sobem pela primeira vez em 15 dias

Há cinco dias que não havia um número tão baixo de novos casos. No entanto, após três dias a descer, internamentos voltam a subir. A única morte do boletim deste domingo foi registada no Norte.
Coronavírus

Há tantos casos ativos como no final de setembro

Há uma semana que não havia um número de novos casos tão alto. Internamentos continuam a diminuir. As duas mortes foram registadas uma na zona de Lisboa e Vale do Tejo e outra na zona Norte.
Coronavírus

Linhas Vermelhas. Mais infeções dos 20 aos 30 anos

Média de casos por 100 mil habitantes já é inferior à prevista para daqui a 15 dias. Maior incidência está nos jovens dos 20 aos 30 anos e na região Norte do país.
Coronavírus

AstraZeneca. Porque são diferentes as restrições? /premium

Portugal usa acima dos 60 anos, mas pode vir a usar em mais novos. A Alemanha alargou as faixas etárias que podem tomar e o Reino Unido reduziu. Cada país decide em função da razão risco-benefício.
Coronavírus

Arganil, em alerta, pode recuar na próxima semana /premium

A avaliação das medidas aplicadas nos concelhos passou a ser semanal. Concelhos que estão na última fase do desconfinamento ficam em alerta acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, mas sem travar.
Coronavírus

Vacinas. "Atirar decisão às pessoas é inaceitável" /premium

O consentimento informado prevê que a informação seja clara e que as pessoas sejam capazes de a entender, o que não se verifica em relação às vacinas contra a Covid-19, defende Ana Sofia Carvalho.
Coronavírus

DGS reconhece ser inevitável público no Rali

O Rali de Portugal "é um evento desportivo de reconhecido impacto", admitiu a DGS, que relembra a aplicação do "princípio da precaução", para o "melhor interesse da saúde pública".
Coronavírus

J&J e AstraZeneca disponíveis para menores de 50 

Graça Freitas explicou que a toma da Janssen fora da idade recomendada é uma opção que pode ser tomada pelas pessoas, e que a Agência Europeia do Medicamento licenciou a Astrazeneca acima dos 18 anos.
Higiene

DGS aposta na mensagem da higiene das mãos

"A criação de uma cultura de higiene das mãos é algo que demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas. Quantos mais fizermos isso na comunidade mais vidas conseguimos salvar", diz DGS.
Fundos Comunitários

O PRR e a Saúde Mental

Tem tudo para correr mal, se fizermos como foi feito antes. É preciso fazer uma análise inteligente do que foi feito, com a ambição de resolvermos os velhos problemas de carência de meios e recursos.
Coronavírus

Vacina da Jonhson será só para maiores de 50 anos

A orientação da DGS admite que pessoas com uma idade inferior aos 50 anos possam receber esta vacina, desde que queiram fazê-lo e o consintam, depois de serem informadas de todos os riscos.
Coronavírus

Portugal ultrapassa os três milhões de vacinas

Um total de 2.225.338 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, 207.404 na última semana, o que equivale a 22% da população. Por grupos etários, destacam-se os idosos com mais de 80 anos.
Coronavírus

Covid-19. Portugal abaixo das linhas vermelhas /premium

Nenhuma das regiões apresenta uma incidência a 14 dias acima do limite estabelecido (120 casos por 100 mil habitantes), mas a região Norte apresenta um Rt superior a 1 e com tendência crescente.
Coronavírus

8 concelhos em risco de travar desconfinamento

288
Dos 13 concelhos que António Costa disse que tinham de ficar atentos à evolução do número de casos, há 8 que aumentaram a incidência. Entre os 6 que ficaram presos na 2.ª fase, há um que pode recuar.
Coronavírus

Há menos de 100 pessoas internadas em UCI

Desde 29 de setembro, há 206 dias, que o número de internados em UCI com Covid não tinha dois dígitos — 98. Incidência também baixou esta sexta-feira, mas o R(t) manteve-se. Há mais 506 infetados.
Noticiário

9h. Já pode agendar a vacinação (+ 65 anos)

É apresentada a primeira data disponível para os utentes, que podem aceitar ou escolher outra. Saiba o que fazer se não houver vagas. Neste jornal, ainda a estreia de eventos-teste em Braga.
Coronavírus

Reino Unido deteta mais 55 casos da variante india - como aconteceu

Devido a estes novos casos, o Reino Unido vai colocar a Índia na lista vermelha. Em Portugal, nas últimas 24 horas o número de internados desceu. Há 104 doentes em cuidados intensivos.
Coronavírus

DGS inicia vacinação de quem tem mais de 16 anos

Na segunda fase do plano, "as pessoas com 16 ou mais anos e que tenham doenças com risco acrescido de Covid-19 grave ou morte" serão vacinadas, devido a a uma maior disponibilidade de doses.
Coronavírus

DGS. Incidência sobe e R(t) desce

Nas últimas 24 horas registaram-se mais 610 novos casos e uma morte, mas desceram o número de doentes internados e nos cuidados intensivos. Registaram-se 141 infeções abaixo dos 19 anos.
Noticiário

15h. Covid-19. Mais um morto e 610 novos casos

Portugal está na zona verde da matriz de risco com um R(t) de 0,99 e 69 casos por 100 mil habitantes. Há menos 32 internados em enfermarias e menos 3 em cuidados intensivos
Vacinas

Devagar se vai ao longe? /premium

Há 1,3 milhões de pessoas semi-vacinadas, faltam aplicar 10 milhões de vacinas para concluir o processo. À média actual de 60 mil por dia, seriam precisos mais de 160 dias, isto é, cinco meses e picos
Coronavírus

Turmas ficam 14 dias em casa se confirmado caso

Caso seja detetado um caso positivo de Covid-19 numa turma deve ser determinado, “de imediato e preventivamente” pela autoridade de saúde local, a suspensão de atividades dessa mesma turma.
Coronavírus

Covid-19. Internamentos e casos ativos aumentam 

131
Há mais 13 pessoas a necessitar de tratamento hospitalar, tendo dado entrada mais seis pessoas em unidades de cuidados intensivos. Casos ativos aumentam e Norte concentra maior número de infeções.
Coronavírus

Fim das zaragatoas? Os novos testes à Covid-19 /premium

118
Testámos um teste PCR à Covid-19 que não precisa de zaragatoa, basta um bochecho, e uma autocolheita que recorre apenas a uma app. O Infarmed diz que estão ambas autorizadas, mas faz ressalvas.
DGS

O Estado e a PCRseguição Covid-19

197
É urgente repensar os critérios com os quais se decreta quarentena ou isolamento profilático a um cidadão e a minha história é prova disso mesmo.
Coronavírus

Governo decide com base em blocos de 15 dias /premium

Avaliação semanal da incidência de casos da DGS travaria o confinamento em mais concelhos, mas Governo usa blocos de 15 dias. Médico de Saúde Pública critica recuo no desconfinamento.
Coronavírus

Boletim. R(t) e incidência baixam antes de 3ª fase

Na última atualização dos índices, antes da entrada em nova fase de desconfinamento, indicadores baixam. Número de casos ao longo da semana foi inferior ao da semana anterior.
Coronavírus

Idosos podem sair dos lares sem isolamento depois

A dispensa abrange os utentes que nos últimos 90 dias cumpriram os critérios de fim de isolamento ou que tenham um esquema vacinal completo contra a Covid-19 e referem-se a qualquer tipo de saída.
Coronavírus

Vacinação preveniu mortes em maiores de 80 anos 

Cerca de 90% das pessoas com mais de 80 anos já recebeu a vacina. 140 mortes podem ter sido evitadas graças à vacinação. Mais vacinas vai fazer fundir fase dois e três da campanha.
Coronavírus

DGS. 29 concelhos acima da linha de risco /premium

Na lista de 26 concelhos acima de 120 novos casos por 100 mil habitantes (a 14 dias) da semana passada, oito saíram e 11 entraram. Há 279 concelhos abaixo desse limite.
Coronavírus

Boletim: 2ª semana seguida com aumento de casos /premium

É mais uma semana (a 2ª consecutiva) em que o número de casos sobe face à anterior. Mais 5 mortes e 694 casos, mais casos ativos (mas ainda abaixo dos 30 mil), R(t) a 1,02: os dados do boletim.
Coronavírus

AstraZeneca. Qual o impacto da alteração sugerida? /premium

A DGS, o Infarmed e a task force anunciaram que a vacina da AstraZeneca só será dada a maiores de 60 anos, isto mesmo depois de a Agência Europeia do Medicamento não recomendar qualquer limitação.
Resposta Pronta

AstraZeneca. "A vacina é segura"

Sintomas a longo prazo para quem tomou a vacina? "Não se prevê que aconteça", aponta Pedro Simas, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular. "Felizmente, temos mais do que uma vacina".
Coronavírus

AstraZeneca. Peritos discutem alterar vacinação

O Infarmed, DGS, comissão de vacinação e task force para o Plano de Vacinação Covid-19 vão analisar e decidir se alteram as recomendações em relação à administração da vacina da AstraZeneca.
Coronavírus

Casos ativos diminuem pelo 18.º dia consecutivo

Número de novos casos é maior dos 20 aos 49 anos. Apenas Lisboa e Vale do Tejo e região Norte registaram mortos nas últimas 24 horas. Casos ativos a descer, mas contactos sob vigilância aumentam.
Coronavírus

Portugal perto do amarelo na matriz de risco

380
Valor do R(t) supera a fasquia de 1 e incidência também está a aumentar. Número de novos casos também aumenta (em termos ajustados) mas contagem de internamentos baixa para menos de 500 doentes.
A página está a demorar muito tempo.