DGS

Doenças

Sarampo. Número de casos confirmados sobe para 108

Há mais um caso confirmado de sarampo. Do total, 18 estão em investigação. A maioria está relacionada com o Hospital de Santo António, no Porto.
DGS

Surto de sarampo está "em fase de controlo"

O número de casos de sarampo subiu esta quinta-feira para 107. A diretora-geral da Saúde afirmou que o surto está "em fase de controlo", mas não está controlado. No mínimo estará dentro de 2 semanas.
Doenças

Sarampo. 107 casos confirmados, 24 em investigação

Há mais um caso confirmado de sarampo em Portugal, elevando o número para 107, comunicou a Direção-Geral da Saúde. Destes, 100 já estão curados, havendo ainda sete pessoas com a doença.
DGS

Sarampo. Número de infetados sobe para 97

O número de infetados com sarampo subiu para 97, de acordo com a DGS. O balanço de quarta-feira apontava para 90 casos confirmados de sarampo.
Doenças

Número de casos de sarampo sobe para 90

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta quarta-feira que já foram confirmados 90 casos de sarampo ao longo do surto que começou no início de fevereiro.
Doenças

Sarampo. Casos confirmados sobem para 86

A Direção-Geral de Saúde confirmou mais um caso de sarampo em Portugal, com o número total a ser agora de 86 casos. 77 destas pessoas já estão curadas e apenas um permanece internado.
DGS

Número de infetados com sarampo sobe para 78

Há duas pessoas internadas em situação estável. O número de casos de pessoas infetadas com sarampo aumentou para 78. A maioria tem ligação ao Hospital de Santo António no Porto.
Doenças

Seis novos casos de sarampo, um em Lisboa

Foram registados seis novos casos de sarampo, um deles num paciente em Lisboa. A situação clínica do doente com sarampo internado em Lisboa é "estável", segundo a DGS.
Infarmed

VIH. 100 pessoas com acesso precoce ao medicamento

A farmacêutica que produz o medicamento contra o VIH disponibilizou doses para 100 pessoas, sem encargos para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto o processo de financiamento não está concluído.
DGS

Sarampo: em 70 casos, 44 já estão curados

Dos 70 casos de sarampo confirmados, 44 já estão curados. A maioria dos casos continua a ter ligação ao Hospital de Santo António, no Porto. Há ainda 26 em investigação.
Doenças

Sarampo. Número de casos confirmados sobre para 70

Com o número de casos confirmados a subir para 70, o atual surto de sarampo em Portugal atingiu mais do dobro das pessoas do que os dois surtos de 2017.
Doenças

Há mais dois casos confirmados de sarampo

A Direção-geral de Saúde informou que neste momento não existem doentes internados, ainda que existam mais dois casos confirmados de sarampo. Ainda há 32 casos em investigação.
Tuberculose

Aumentou tuberculose em menores de seis anos

589
O número de menores de seis anos com tuberculose aumentou em 2017, quando a doença reduziu em todos os outros grupos, o que pode estar ligado à alteração da vacinação da BCG.
DGS

Sarampo. 168 casos suspeitos e 62 confirmados

Último balanço da Direção Geral de Saúde revela 168 casos suspeitos de sarampo e 62 casos confirmados. Mesmo com vacina pode contrair-se sarampo, mas será uma forma mais leve, diz bastonário.
Doenças

Sarampo. 42 casos confirmados, 117 suspeitos

109
Estão confirmados 42 casos de sarampo em Portugal e 117 casos suspeitos, todos na zona norte. Todos os doentes confirmados são adultos, exceto um bebé de 12 meses.
DGS

DGS: "Nunca haverá dados escondidos"

Quanto a existirem mais casos suspeitos de sarampo do que os reportados pela DGS, a diretora da instituição, Graça Freitas, afirmou no jornal da noite que não se está a esconder nenhuma informação.
Hospitais

Gestores hospitalares admitem mais medidas

Devido aos 21 casos de sarampo que foram detetados,19 dos quais em profissionais de saúde (alguns não vacinados), os hospitais admitem tomar outras medias que não sejam só o cumprimento da vacinação.
Doenças

DGS confirma dois casos de sarampo na Região Norte

Os dois pacientes diagnosticados são do sexo masculino: um tem 27 anos e já está "clinicamente curado" e o outro, com 47, está "internado e clinicamente estável".
Saúde

Mais 170 mil pessoas vacinadas contra a gripe

A Direção-Geral da Saúde anunciou que na atual época gripal foram vacinadas gratuitamente contra a gripe mais 170 mil pessoas do que na época anterior.
Saúde

Graça Freitas alerta para alimentação inadequada

579
A alimentação inadequada é o principal fator de risco para a saúde, perda de qualidade e anos de vida, disse a diretora-geral da Saúde durante o lançamento de uma nova campanha do governo.
DGS

DGS recomenda vacinação contra sarampo

A DGS recomendou os portugueses a vacinarem-se contra o sarampo, lembrando que esta é a melhor forma de prevenir a doença que pode até ser mortal. Na Europa morreram 35 pessoas, em 2017, com a doença.
Gripe

Atividade gripal mantém-se com baixa intensidade

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nos Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior. Os atendimentos no SNS 24 por síndrome gripal também baixaram.
Sexo

4,7 milhões de preservativos distribuídos em 2017

Mais de 4,7 milhões de preservativos foram distribuídos pela Direção-Geral de Saúde em 2017. O Dia Internacional do Preservativo assinala-se esta terça-feira.
DGS

DGS diz que segue recomendações europeias 

A Direção-Geral da Saúde reconhece, no entanto, que a colonoscopia tem maior capacidade de diagnóstico.
Gripe A

Antiviral contra a gripe A vai ser incinerado

201
A reserva do antiviral Oseltamivir, adquirida em 2005 por 22,5 milhões como prevenção contra uma pandemia de gripe A, vai ser incinerada. As doses deixaram de ter condições de segurança.
Saúde

DGS garante avaliação de risco junto à Siderurgia

A Direção-geral da Saúde garante que está a ser feita uma avaliação de risco na zona de Paio Pires, Seixal, junto à Siderurgia Nacional, e adianta que a população será devidamente esclarecida.
Saúde

DGS satisfeita com posição no 'ranking' de saúde

A diretora-geral da Saúde sublinhou que Portugal vem da 20ª posição e que agora já está à frente de países como Espanha, Reino Unido e Irlanda, mas diz que "o objetivo é melhorar sempre".
Brasil

DGS aconselha vacina contra febre amarela

Quem viaja para o Brasil deve marcar uma Consulta do Viajante pelo menos quatro semanas antes da partida e deve ser vacinado contra a febre amarela. Só o ano passado morreram 36 pessoas com a doença.
Profissionais de Saúde

Mais de 500 profissionais queixam-se de violência

No terceiro trimestre de 2017, o sistema que regista os incidentes contra profissionais de saúde no local de trabalho tinha 3.130 notificações. A maioria da violência diz respeito a assédio moral.
Canábis

Diretora-Geral da Saúde diz sim à canábis

343
Graça Freitas diz não ter "nenhum preconceito ao uso da canábis" e concorda com a sua utilização para fins terapêuticos. A Diretora-Geral da Saúde comparou a canábis com os opiáceos.
DGS

DGS. Epidemia de gripe estabilizou

Graça Freitas afirmou que se tudo continuar como até agora, a atividade gripal deste ano é menos intensa do que no ano passado -- mas pior do que a de há dois anos.
Óbito

Morreu o psiquiatra Álvaro de Carvalho 

2.955
Álvaro de Carvalho era o diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental e foi um dos psiquiatras que acompanhou as vítimas do processo Casa Pia. Morreu aos 69 anos, vítima de cancro.
Hospitais

Hospitais. Maior pressão mas serviço responde bem

A Direção-Geral de Saúde assume que os hospitais estão sob maior pressão e que algumas cirurgias foram canceladas. Ainda assim, garante que os serviços estão a responder bem.
Gripe

DGS: atividade gripal é leve a moderada

O país está em epidemia de gripe mas a atividade gripal é leve a moderada. A Direção-Geral da Saúde indica que nesta época foram internados 15 doentes com gripe nos cuidados intensivos.
Serviço Nacional de Saúde

Incidência da gripe em Portugal é "moderada"

DGS diz que nunca foram vacinadas tantas pessoas contra a gripe em Portugal como este ano. Mais de 1,3 milhões de pessoas receberam a vacina num ano com atividade "leve a moderada" da doença.
Frio

Os cuidados a ter com o frio do fim de semana

263
As temperaturas mínimas vão descer até valores negativos em alguns pontos do país e é necessário ter cuidados extra. A Direção-Geral da Saúde indica as medidas a tomar.
Legionela

Legionela: dois doentes nos cuidados intensivos

O surto de legionela, que se iniciou no Hospital S. Francisco Xavier, infetou sobretudo pessoas com idade igual ou superior a 70 anos (67%). Desde o dia 15 não há registo de novos casos.
Legionela

Ontem foi o primeiro sem novos casos de legionela

Esta quinta-feira não se registou um único caso de legionela. O surto, que se iniciou no Hospital São Francisco Xavier, causou a morte a cinco pessoas.
Legionela

Fonte da legionela nas torres de arrefecimento

A diretora-geral da Saúde esclareceu que a origem do surto de legionela no Hospital S. Francisco Xavier foi uma das torres de arrefecimento. Até ao momento, existem 54 casos de infeção confirmados.
Legionela

Legionela. Origem foi "no perímetro do hospital"

139
A DGS entregou ao Ministério Público um relatório preliminar sobre a origem do surto de legionela. Informação sobre o local exato foi entregue ao MP mas não foi revelada publicamente.
Legionela

Legionela. Ministro da Saúde ouvido dia 29

A Comissão de Saúde da Assembleia da República decidiu ouvir o ministro da Saúde e a diretora-geral da Saúde sobre a legionela no dia 29 de novembro. Nesta altura já será conhecido o relatório.
Vacinas

Gripe. Um milhão de portugueses já se vacinou

Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os novos dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários.
Saúde

Governo cria Prémio de Saúde Pública de €5.000

530
O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George, em homenagem ao diretor-geral de Saúde que deixa o cargo ao fim de 12 anos.
Direção Geral da Saúde

Marcelo atribui Ordem de Mérito a Francisco George

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai atribuir a Grã-Cruz de Ordem de Mérito a Francisco George, diretor cessante da Direção-Geral de Saúde.
Incêndios

Fogos. As recomendações da DGS

Evitar exposição ao fumo, a utilização de fontes de combustão, atividades no exterior e manter-se informado, hidratado e fresco são algumas das recomendações da DGS.
Saúde

DGS alerta para mosquitos infetados em Itália

A DGS recomenda a consulta do viajante para quem pretenda viajar para a região de Lázio, no centro de Itália, por causa de um surto de uma doença transmitida por mosquitos infetados.
Ambiente

Poluição. DGS recomenda cuidados redobrados

A Direção-Geral de Saúde e a Agência Portuguesa do Ambiente recomendaram cuidados extra na exposição ao ar. Os incêndios e a atual condição meteorológica tornaram a qualidade do ar fraca.
Obesidade

Perder 10% do peso reduz em 50% risco de diabetes

106
O tratamento da obesidade não se deve fixar só na perda de peso e a meta do "peso ideal" pode nem fazer sentido, defende o autor do primeiro manual de orientações para o tratamento da obesidade.
Obesidade

Especial/ "Somos seres iminentemente obesos"

1.430
A evolução do Homem, a má alimentação e o sedentarismo são responsáveis pelos números da obesidade. E o problema não está no leite, nem no glúten. É preciso tornar alimentos bons mais acessíveis.
Saúde

Consumo de medicamentos para hiperatividade cai

Há mais utentes com perturbações de saúde mental a serem seguidos nos centros de saúde. Consumo de metilfenidato caiu pela pela primeira vez desde 2012 e número de suicídios baixou em 2015.
Saúde

471 casos de hepatite A desde o início do ano

Antes do verão, a Direção-Geral de Saúde já tinha reforçado a vacinação. A grande maioria dos casos são homens e o contágio deu-se por contacto sexual.
Centros de Saúde

Centros de saúde com consultas de exercício físico

8.029
Em 2018, alguns centros de saúde vão ter consultas de prescrição de exercício para utentes com obesidade, diabetes, cancro, e outras doenças. Atividade física vai ser considerada "sinal vital".
DGS

Legionella "foi uma situação muito grave"

O diretor-geral da Saúde, que deixa o cargo em outubro, esteve para encerrar a Quinta do Lago por causa de um mosquito, passou pela gripe A e pelo Ébola, mas foi a legionella que lhe tirou o sono.
DGS

Protesto dos enfermeiros preocupa Francisco George

Os protestos dos enfermeiros preocupam o diretor-geral da Saúde. Francisco George lembrou que os cuidados são essenciais e apela à responsabilidade dos profissionais e a consensos.
Malária

DGS desaconselha grávidas a viajar para Santiago

O organismo divulgou diversas recomendações para os viajantes relativamente ao surto de malária em Cabo Verde. A OMS confirmou, este mês, o surto na cidade da Praia, na Ilha de Santiago.
Saúde Pública

Calor: o que deve fazer e evitar?

Elevadas temperaturas põem cinco distritos sob aviso laranja e outros tantos sob aviso amarelo. Pode esperar que os termómetros ultrapassam os 35.ºC. Tréguas no fim-de-semana.
Ordem dos Médicos

DGS acusada de ter pessoas anti-vacinação

A Ordem dos Médicos acusa a DGS de ter pessoas a trabalhar ligadas a associações que são contra vacinação. O bastonário alerta que há quem faça campanha contra as vacinas "sem base científica".
Saúde Pública

Confirmados 280 casos de hepatite A em Portugal

Portugal tem 280 casos confirmados de hepatite A, num total de 327 notificados desde o início do ano, segundo o último balanço da Direção-geral da Saúde.
Doenças

Vigilância do sarampo continua em "alerta elevado"

A vigilância epidemiológica do sarampo continua em "nível de alerta elevado", apesar da atividade epidémica estar dada como controlada na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
VIH

Novos casos de VIH e tuberculose continuam a cair

O número de novos casos de infeção por VIH voltou a cair em 2016 para o valor mais baixo desde o início dos anos 90. Mas nos homens que têm sexo com outros homens tem subido o número de casos de VIH.
DGS

Doenças crónicas, infeções e ética são prioridades

222
Francisco George afirmou que as prioridades nos próximos cinco anos são as doenças crónicas, doenças de transmissão vetorial, infeções associados aos cuidados de saúde e questões da ética.
Saúde

DGS quer mais bebedouros em locais públicos

A DGS quer mais locais públicos com pontos de água acessíveis aos consumidores, lembrando que quem consome uma quantidade adequada de água consegue ter mais facilmente uma alimentação saudável.
DGS

Portugal com 242 casos de hepatite A

Portugal tem até esta segunda-feira 242 casos registados de hepatite A, num surto que começou no início do ano e afeta outros países europeus.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site