O grupo que detém a TVI e a CNN está a preparar um novo canal generalista, que vai tomar o lugar da TVI Ficção na televisão por cabo. O jornal Eco avançou que o pedido de licença já tinha dado entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, informação que foi confirmada esta terça-feira ao Público pelo diretor da CNN, Nuno Santos.

A Media Capital planeia lançar o novo canal do grupo ainda este ano, num espaço que partilha entretenimento e informação, que estará a concorrer com as audiências da CMTV, o canal líder neste segmento generalista.

A direção ficará a cargo de Hugo Andrade, confirmou ainda o diretor da CNN. Depois de ter sido diretor de programas da RTP1 e da RTP Memória, Hugo Andrade ocupa neste momento, e desde 2020, o posto de diretor-geral adjunto na TVI.

Este será o segundo canal que a Media Capital estreia no espaço de três anos. Em novembro de 2021, a CNN Portugal assumiu o lugar na informação, antes ocupado pela TVI24. Agora, o novo lançamento será o resultado de uma reformulação do já existente TVI Ficção.

No final de junho, a TVI Ficção era o nono canal mais visto no cabo, com um share idêntico (1,3%) à SIC Mulher, do grupo Impresa. Com a transição da TVI Ficção para o segmento generalista, a Media Capital passa a deter um canal generalista em sinal aberto, a TVI, e três canais no cabo: a CNN, de informação, a TVI Reality, de entretenimento e o novo canal, também generalista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR