O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro foi reeleito este sábado líder da concelhia do Partido Socialista (PS)/Porto com 97,9% dos votos, numa eleição em que era o único candidato.

O deputado na Assembleia da República desde 2015 e vereador na Câmara do Porto sem pelouro desde 2021 pretende com a reeleição “preparar o PS Porto para uma vitória nas eleições autárquicas de 2025”.

Com o lema “Pelo Porto, Ganhar 2025!”, a candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro teve como mandatário o antigo deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos e foi apoiada “por todas as secções de residência do PS Porto, pelas lideranças e dirigentes das estruturas da Juventude Socialista e das Mulheres Socialistas, bem como de autarcas em todos os órgãos da cidade”, afirmou em comunicado.

“O PS Porto quer vencer as eleições autárquicas em 2025 e esta candidatura vai garantir as condições para nos prepararmos para esse desafio na cidade”, acrescentava o socialista, que concorreu à liderança do município do Porto nas últimas autárquicas.

Na eleição de hoje obteve 736 votos, o que corresponde a 97,9%, tendo sido contabilizados nove votos brancos e sete nulos.

Natural do Porto, onde nasceu em 1983, Tiago Barbosa Ribeiro é vice-presidente do grupo parlamentar do PS com o pelouro do Trabalho, Segurança Social e Inclusão. Na última legislatura integrou o grupo de trabalho que conduziu na especialidade a Agenda para o Trabalho Digno, aprovada no início de 2023.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2020 foi eleito membro da Comissão Eventual da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da covid-19 e do processo e recuperação económica e social.

Licenciado em Sociologia, com especialização em Trabalho e Organizações pela Universidade do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro tem formação executiva em gestão, pela Universidade do Porto, e frequenta, desde 2019, o mestrado em Economia e Políticas Públicas no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa.

Em 2015 assumiu a presidência da concelhia do PS do Porto, cargo que ocupou até 2018. Nas eleições desse ano, Renato Sampaio, também deputado, venceu Tiago Barbosa Ribeiro com 51,4% dos votos.

Entre 2018 e 2020 foi presidente da mesa da Comissão Política Concelhia do PS Porto, tendo posteriormente sido eleito presidente da respetiva concelhia.

No Porto já exerceu funções autárquicas na Assembleia de Freguesia do Bonfim, na Assembleia Municipal e na vereação da câmara (sem pelouros).

João Paulo Correia eleito líder da concelhia do PS/Gaia com 94,8% dos votos

O deputado João Paulo Correia foi igualmente eleito, com 94,8 por cento dos votos, líder da concelhia do Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Gaia, numa votação em que destacou o aumento do número de votantes.

A votação, em que obteve 686 votos, “superou a barreira dos 700 militantes”, o que João Paulo Correia considerou, em declarações à Lusa, ter de ser “ainda mais valorizado tratando-se de uma lista única” e porque “reforçou a votação que tinha conseguido há oito meses”.

Candidato único à concelhia do PS de Gaia, João Paulo Correia afirmou, nas declarações à agência Lusa, ter como prioridades a preparação das autárquicas de 2025 e a união do partido.

“O nosso foco é no trabalho de sucesso que a Câmara Municipal e as 15 Juntas de Freguesia têm feito em Vila Nova de Gaia, um trabalho de transformação do concelho e de melhoria da qualidade de vida dos gaienses”, acrescentou o socialista, quando faltam cerca de 15 meses para as eleições autárquicas.

João Paulo Correia assume a liderança da concelhia numa altura em que se discute a sucessão do atual presidente da câmara e líder da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, que não se poderá recandidatar em 2025 por limitação de mandatos.

Em causa está também a liderança de uma Comissão Política que viu o seu líder, Patrocínio Azevedo, ex-vice-presidente da câmara, detido em 19 de maio de 2023 no âmbito da Operação Babel, uma investigação que se centra na viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico.

Deixando elogios ao trabalho dos atuais autarcas quer da Câmara Municipal, quer das 15 Juntas de Freguesia deste concelho do distrito do Porto, o deputado socialista não quis adiantar se será o candidato do PS à Câmara Municipal de Gaia.

No plano interno, o candidato afirmou ter assumido o compromisso de reorganizar e unir o partido, promover o debate sobre a política local, nacional e internacional, algo “já alcançado”, garantiu, mas que “merece continuidade e empenho”.

João Paulo Correia foi secretário de Estado da Juventude e do Desporto de março de 2022 até abril de 2024 e coordena a ação do PS na Comissão de Saúde e na Comissão de Inquérito do caso das gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma.

Foi, entre 2013 e 2022, presidente da Junta da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, em Gaia.