Com seis vitórias em seis jogos de preparação na atual pré-temporada, o FC Porto enfrentava o adversário mais complexo desde o regresso aos trabalhos menos de uma semana antes da apresentação aos sócios, no próximo domingo, contra o Al Nassr e em pleno Estádio do Dragão. Esta terça-feira, porém, os dragões cruzavam-se ainda com o Sturm Graz, o atual campeão da Áustria que colocou um ponto final a uma década de hegemonia absoluta do RB Salzburgo.
Na antecâmara do jogo, entre dias em que muito se tem falado sobre a possibilidade de Galeno e Francisco Conceição deixarem o clube, coube a Marko Grujic fazer a antevisão ao quarto e último compromisso do estágio na Áustria. “O Vítor Bruno foi nosso treinador adjunto nos anos anteriores, conhecemo-nos muito bem. Ele conhece o grupo e agora é o treinador principal. Está a tentar fazer coisas diferentes dos últimos anos, coisas que provavelmente poderiam ter tido mais sucesso na conquista de mais pontos”, explicou o médio sérvio.
O nosso 1⃣1⃣ #FCPortoPreSeason pic.twitter.com/rm1wk8d7FN
— FC Porto (@FCPorto) July 23, 2024
Mais à frente, já a olhar para a nova temporada, Grujic não deixou de destacar que os objetivos do FC Porto são “os mesmos” e que o grupo quer naturalmente conquistar a Primeira Liga, assim como “todos os títulos que forem possíveis”. “Estamos a preparar-nos da melhor forma para começarmos a ganhar desde o nosso primeiro jogo, no dia de 3 de agosto, contra o Sporting na Supertaça”, acrescentou.
Provavelmente já com isso em mente, na Merkur Arena do Sturm Graz onde estavam André Villas-Boas, Jorge Costa e Andoni Zubizarreta a assistir, Vítor Bruno já lançava um onze inicial com vários jogadores que foram titulares na época passada e não apostava tanto na juventude que tem começado as últimas partidas. Só David Carmo e Grujic sobravam da equipa que derrotou o Tatabánya há três dias, e João Mário, David Carmo, Alan Varela, Nico González e Danny Namaso eram titulares, para além de Martim Fernandes, Gonçalo Borges e Iván Jaime.
Numa primeira parte que só teve um golo depois da meia-hora, o FC Porto teve quase sempre mais bola e esteve sempre mais perto da baliza adversária, ainda que com alguma dificuldade para criar verdadeiras oportunidades. Gonçalo Borges rematou de forma enquadrada em duas ocasiões, com o guarda-redes Kjell Scherpen a encaixar (14′ e 19′), Alan Varela atirou contra um adversário num lance de insistência (16′) e o resultado acabou por mexer por intermédio de Grujic, que desviou na área depois de um grande trabalho de Martim Fernandes na esquerda (33′).
⚽️ GOAL! Marko Grujić scores to make it 1-0, with an assist from Martim Fernandes.#FCPortopic.twitter.com/89EzJeLxQI
— PortoReport (@PortoReport) July 23, 2024
Vítor Bruno não fez qualquer alteração ao intervalo, enquanto que o Sturm Graz mudou praticamente todo o onze inicial, e o FC Porto acabou por aumentar a vantagem à passagem dos primeiros 10 minutos da segunda parte. Gonçalo Borges acelerou na direita, cruzou rasteiro para a área e Danny Namaso, de primeira e entre os centrais, desviou para marcar (55′).
O treinador dos dragões fez a primeira substituição já dentro do último quarto de hora, trocando Iván Jaime por André Franco, mas já nada mudou até ao fim e depois das entradas de Vasco Sousa, Fran Navarro e Rodrigo Mora. O FC Porto venceu o Sturm Graz na Áustria e somou a sétima vitória em sete jogos de preparação na pré-época, com Grujic a marcar um golo e a demonstrar preponderância depois de muito ter elogiado Vítor Bruno na antevisão.
⚽️ GOAL! Danny Namaso scores to make it 2-0. #FCPortopic.twitter.com/BCvvDdyt2L
— PortoReport (@PortoReport) July 23, 2024