Com seis vitórias em seis jogos de preparação na atual pré-temporada, o FC Porto enfrentava o adversário mais complexo desde o regresso aos trabalhos menos de uma semana antes da apresentação aos sócios, no próximo domingo, contra o Al Nassr e em pleno Estádio do Dragão. Esta terça-feira, porém, os dragões cruzavam-se ainda com o Sturm Graz, o atual campeão da Áustria que colocou um ponto final a uma década de hegemonia absoluta do RB Salzburgo.

Na antecâmara do jogo, entre dias em que muito se tem falado sobre a possibilidade de Galeno e Francisco Conceição deixarem o clube, coube a Marko Grujic fazer a antevisão ao quarto e último compromisso do estágio na Áustria. “O Vítor Bruno foi nosso treinador adjunto nos anos anteriores, conhecemo-nos muito bem. Ele conhece o grupo e agora é o treinador principal. Está a tentar fazer coisas diferentes dos últimos anos, coisas que provavelmente poderiam ter tido mais sucesso na conquista de mais pontos”, explicou o médio sérvio.

Mais à frente, já a olhar para a nova temporada, Grujic não deixou de destacar que os objetivos do FC Porto são “os mesmos” e que o grupo quer naturalmente conquistar a Primeira Liga, assim como “todos os títulos que forem possíveis”. “Estamos a preparar-nos da melhor forma para começarmos a ganhar desde o nosso primeiro jogo, no dia de 3 de agosto, contra o Sporting na Supertaça”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Provavelmente já com isso em mente, na Merkur Arena do Sturm Graz onde estavam André Villas-Boas, Jorge Costa e Andoni Zubizarreta a assistir, Vítor Bruno já lançava um onze inicial com vários jogadores que foram titulares na época passada e não apostava tanto na juventude que tem começado as últimas partidas. Só David Carmo e Grujic sobravam da equipa que derrotou o Tatabánya há três dias, e João Mário, David Carmo, Alan Varela, Nico González e Danny Namaso eram titulares, para além de Martim Fernandes, Gonçalo Borges e Iván Jaime.

Numa primeira parte que só teve um golo depois da meia-hora, o FC Porto teve quase sempre mais bola e esteve sempre mais perto da baliza adversária, ainda que com alguma dificuldade para criar verdadeiras oportunidades. Gonçalo Borges rematou de forma enquadrada em duas ocasiões, com o guarda-redes Kjell Scherpen a encaixar (14′ e 19′), Alan Varela atirou contra um adversário num lance de insistência (16′) e o resultado acabou por mexer por intermédio de Grujic, que desviou na área depois de um grande trabalho de Martim Fernandes na esquerda (33′).

Vítor Bruno não fez qualquer alteração ao intervalo, enquanto que o Sturm Graz mudou praticamente todo o onze inicial, e o FC Porto acabou por aumentar a vantagem à passagem dos primeiros 10 minutos da segunda parte. Gonçalo Borges acelerou na direita, cruzou rasteiro para a área e Danny Namaso, de primeira e entre os centrais, desviou para marcar (55′).

O treinador dos dragões fez a primeira substituição já dentro do último quarto de hora, trocando Iván Jaime por André Franco, mas já nada mudou até ao fim e depois das entradas de Vasco Sousa, Fran Navarro e Rodrigo Mora. O FC Porto venceu o Sturm Graz na Áustria e somou a sétima vitória em sete jogos de preparação na pré-época, com Grujic a marcar um golo e a demonstrar preponderância depois de muito ter elogiado Vítor Bruno na antevisão.