H0menagear o Rei. Era este o mote para o jogo deste domingo, o penúltimo particular de preparação para a nova época. Os trabalhos têm servido para Roger Schmidt encontrar soluções na equipa, como Tiago Gouveia que tem sido testado a lateral-direito, e mostrar as valências dos novos jogadores, com Pavlidis à cabeça.
Depois do triunfo frente ao Farense (5-0) e do empate com o Celta Vigo (2-2) em Águeda, os bons indicadores continuaram frente ao Almería (3-1), em França, e perante o Brentford (1-1), já no Estádio da Luz. Contra o Feyenoord o nível ia subir, por tratar-se do vice-campeão dos Países Baixos e de uma equipa com outras valias, principalmente no ataque. A história entre portugueses e neerlandeses remonta a 1963, com Eusébio a apontar o primeiro golo de sempre das águias diante do Feyenoord.
???????? pic.twitter.com/r529TCde8w
— SL Benfica (@SLBenfica) July 28, 2024
Antes desta 12.ª edição da Eusébio Cup, os responsáveis encarnados promoveram um momento pouco visto nos últimos tempos no clube da Luz. O autocarro do Benfica parou junto à Praça Centenarium, os jogadores passaram pelos adeptos e pela estátua de Eusébio da Silva Ferreira e chegaram aos balneários pelas bancadas.
❤️????#EusébioCup pic.twitter.com/0JZzVeicWI
— SL Benfica (@SLBenfica) July 28, 2024
Dentro de campo, o treinador alemão apostou em Beste e João Mário de início, relegando Carreras e Marcos Leonardo para o banco de suplentes. A grande surpresa foi a titularidade de Prestianni, que surgiu a ocupar os espaços de Neres. E foi dos pés do jovem que surgiu o primeiro golo da partida, com o argentino a rematar cruzado o fundo da baliza (9′). Pouco depois, o antigo jogador do Vélez voltou a mostrar toda a sua qualidade, numa jogada que terminou com João Mário a assistir Pavlidis para o golo (13′).
¡QUÉ JUGADÓN! ????⚽ El joven talento Gianluca Prestianni del Benfica acaba de marcar un golazo al ángulo para abrir el marcador.???????? #AmistosoEnFOX pic.twitter.com/7IplfC7jrN
— FOX Deportes (@FOXDeportes) July 28, 2024
Os encarnados continuaram com a corda toda e, a fechar o primeiro quarto de hora, Beste encontrou Pavlidis dentro da área, com alguma sorte à mistura, e o avançado encostou para o bis (14′). Pouco depois, o lateral norueguês assumiu a conversão de um livre direto, atirou para a baliza e faturou, depois de a bola ter desviado num adversário (18′). Até ao intervalo, o Benfica continuou mais perigoso — Prestianni atirou à trave —, mas não aumentou a vantagem.
¡JAN-NIKLAS BESTE marca el cuarto gol para el S.L. Benfica! ????⚽ ???????? #AmistosoEnFOX pic.twitter.com/GkBMYKiTdH
— FOX Deportes (@FOXDeportes) July 28, 2024
Roger Schmidt lançou Carreras, António Silva, Neres e Marcos Leonardo ao intervalo e a equipa manteve os índices ofensivos, ainda que tenha perdido intensidade face ao primeiro tempo. O extremo brasileiro ainda chegou a colocar a bola no fundo da baliza neerlandesa, mas o golo acabou anulado. A fechar a partida, Tiago Gouveia ganhou a linha de fundo, cruzou para a pequena área e Arthur cabeceou para o quinto e último golo (89′).
⏹️ Termina o jogo com ????????????????́???????????? na #EusébioCup! ????
⚽ Pavlidis (2), Prestianni, Beste e A. Cabral pic.twitter.com/uTwC7jUsFA
— SL Benfica (@SLBenfica) July 28, 2024