O filho mais velho da princesa Mette-Marit da Noruega foi detido por suspeita de ter atacado “psicológica e fisicamente” uma mulher num apartamento em Oslo no passado domingo, noticia o jornal Telegraph.
A alegada vítima, com idade na casa dos 20 anos, teve alta do hospital no dia seguinte. Segundo a revista Hola, a polícia foi chamada a uma vivenda em Frogner depois de ter sido informada de um incidente com uma mulher que terá ocorrido no sábado à noite.
O jovem viria a ser detido por alegada agressão numa outra morada. Esteve sob custódia da polícia durante 30 horas, fez análises para testar a presença de drogas e foi libertado esta segunda-feira. Marius está com a mãe em Skaugum, uma propriedade real em Asker. Marius Borg Høiby tem 27 anos e é resultado de uma relação que a atual princesa herdeira teve antes de se casar com o príncipe Haakon.
[Já saiu o segundo episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro episódio. ]
O príncipe Haakon, herdeiro ao trono, está em Paris por estes dias a apoiar os atletas noruegueses, mas sem a mulher. O casal tinha previsto estar em Paris entre os dias 6 e 10 de agosto, contudo, em relação à princesa a informação dada por um porta-voz foi que “a princesa herdeira adiou temporariamente a sua partida e espera poder viajar mais tarde”.
“É importante que o processo possa seguir o seu curso da forma correta e que a comunicação social respeite a necessidade de privacidade e tranquilidade do meu cliente”, disse o advogado de Marius Borg Høiby a uma revista. “A acusação diz respeito a ofensas corporais o que, de acordo com a lei, é a forma de ofensa menos grave”, acrescentou Oyvind Bratlien. “Nem o meu ciente nem eu formos informados do conteúdo total do caso, nem ele se explicou, seguindo o meu conselho.”
Segundo o jornal britânico, o historiador Trond Norén Isaksen afirma que é a primeira vez que um membro da família real norueguesa é acusado de um crime.
Mette-Marit e o príncipe Haakon da Noruega casaram em 2001, quando Marius tinha quatro anos. Os herdeiros do trono tiveram dois filhos juntos: a princesa Ingrid Alexandra (que segue o pai na linha de sucessão) e o príncipe Sverre Magnus. O pai de Marius, antigo namorado da princesa, cumpriu pena de prisão por agressão e posse de cocaína. O filho mais velho da princesa Mette-Marit nunca teve um título real e saiu da vida pública em 2017, quando tinha 20 anos. Na altura, a mãe escreveu uma carta aberta onde afirmou que o papel dele era difícil de definir e que o jovem “não terá um papel público nem é uma personalidade pública”. “O Marius tornou-se o símbolo para a escolha pouco habitual que fazemos quando nos casamos.”