De forma muito inesperada, Steven Bergwijn acabou por ser um dos nomes mais mediáticos do último dia do mercado de verão em Portugal. Não necessariamente pela sua própria transferência, mas pelo efeito dominó dessa transferência — que afastou Galeno do Al Ittihad e da Arábia Saudita e fez com que o FC Porto não encaixasse 50 milhões de euros que a dada altura pareciam praticamente certos.

Ora, nos Países Baixos, de forma natural, a história está a ser outra. O avançado de 26 anos que era uma das referências ofensivas do Ajax mudou-se para o Al Ittihad a troco de 25 milhões de euros e deixou a Europa depois de também já ter representado PSV e Tottenham. Algo que, para Ronald Koeman, o deixa desde já afastado dos planos da seleção neerlandesa.

“Ir para a Arábia Saudita aos 26 anos não tem nada a ver com o aspeto desportivo. A sua história com a seleção está praticamente fechada e ele provavelmente sabe que eu diria isto. Se tens 26 anos, a ambição mais importante deve ser a desportiva, não a financeira. Ele podia ter ficado no Ajax, não? Tenho a certeza de que o Ajax também paga bem. Com esta idade, eu não tomaria esta decisão”, disse o selecionador dos Países Baixos na conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra a Bósnia, a contar para a Liga das Nações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais à frente, já depois de reafirmar que “em princípio” não voltará a convocar Steven Bergwijn, Ronald Koeman foi questionado sobre o facto de ter continuado a chamar Gini Wijnaldum mesmo depois de o médio rumar aos sauditas do Al Ettifaq — mas garantiu serem casos distintos.

50 milhões em vendas, rejuvenescimento com uma grande aposta em Samu, o caso Galeno que fez arder o último capítulo: o mercado do FC Porto

“Não acho que dê para comparar. O Wijnaldum seguiu esse caminho porque estava com problemas no PSG e já era bem mais velho. Neste caso, quando dás este passo com 26 anos, é porque a ambição desportiva não é o mais importante”, acrescentou, revelando ainda que não falou com o avançado antes de este aceitar ir para a Arábia Saudita, até porque ele “sabia qual seria a resposta”.

Steven Bergwijn é internacional por praticamente todas as camadas jovens dos Países Baixos e estreou-se com a equipa principal em 2018, precisamente pela mão de Ronald Koeman. Soma 35 internacionalizações e oito golos e esteve no Mundial 2022 e no Euro 2024. No que toca a clubes, dividiu a formação entre o Ajax e o PSV, onde acabou por se estrear profissionalmente e dar nas vistas antes de rumar ao Tottenham e à Premier League em 2019. Voltou aos Países Baixos em 2022, pela porta do Ajax, e agora deixa a Europa para se juntar a Benzema, Kanté, Fabinho e Danilo no Al Ettihad.